Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchmid, Aloísio Leoni, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.creatorGallina, Marcelo Cattopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-13T15:27:35Z
dc.date.available2023-03-13T15:27:35Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81510
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr Aloísio Leoni Schmidpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 29/09/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 112-116pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa consiste na proposta de desenvolvimento de um modelo que possa auxiliar na fase inicial de um projeto de implantação de place branding para uma localidade, com uma análise preliminar para se verificar em qual estágio o processo de place branding se encontra com base nos conceitos de gestão de design. Utiliza, portanto, como base a gestão de design para os procedimentos metodológicos de solução de relacionados ao branding, alinhando-se à temática das cidades. Nesse contexto temos a definição de gestão de design como de gerenciamento dos "recursos humanos e materiais, desde o lançamento de uma ideia até seu lançamento no mercado" (WOLF, 1998). O place branding vem se apresentando como uma estratégia que aborda o estudo da marca local visando identificar o posicionamento desse local de modo identitário em relação a outros lugares próximos ou distantes. Dessa forma as cidades, enquanto marcas, vêm exercendo papel fundamental no seu desenvolvimento econômico e social, porém sendo apresentadas de forma não coletiva e simplesmente como "produtos", o que não contribuiu para um place branding participativo e sem uma identidade local. Assim, para o desenvolvimento deste trabalho foi elaborada a seguinte pergunta de pesquisa: como a gestão de design pode contribuir para a criação de place branding? Com base na pergunta formulada, o objetivo geral deste estudo é desenvolver um modelo de análise preliminar de etapas de place branding através dos conceitos de gestão de design. Para tanto, como abordagem metodológica, foi selecionada a Design Science Research - DSR. Assim, busco primeiramente responder à pergunta de pesquisa formulada definindo como as estratégias de design podem contribuir para a criação de place branding. Com base na literatura investigada previamente, construí um quadro teórico, o qual gerou uma lista de premissas e requisitos para a construção do modelo. Além disso, por meio de uma abordagem qualitativa, com a previsão de atividade colaborativa entre o pesquisador e especialistas das áreas da administração pública, do design e do place branding, desenvolvi uma proposta de um modelo, como forma de ampliar a proposição da solução esperada. A relevância se demonstra pelo fato de que as políticas públicas voltadas ao design das cidades vêm se intensificando e não se verificou artefatos similares que pudessem auxiliar na inserção do design no planejamento do place branding. O modelo de diagnóstico preliminar proposto poderá contribuir para setores de gestão municipal de cidades como mais um indicador para ações futuras.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research consists of the proposal to develop a model that can help in the initial phase of a project to implement place branding for a locality, as a preliminary analysis to verify in which stage the place branding process is, based on the concepts of design management. Therefore, it uses design management as a basis for the methodological procedures of solution related to branding, in line with the theme of cities. In this context, we have the definition of design management as the management of "human and material resources, from the launch of an idea to its launch on the market" (WOLF, 1998). Place branding has been presenting itself as a strategy that approaches the study of the local brand in order to identify the positioning of this place in an identity way in relation to other places near or far. In this way, cities, as brands, have been playing a fundamental role in their economic and social development, but being presented in a non-collective way and simply as "products", which did not contribute to a participatory place branding and without a local identity. Thus, for the development of this work, the following research question was elaborated: how can design management contribute to the creation of place branding? Based on the question formulated, the general objective of this study is to develop a model of preliminary analysis of place branding stages through the concepts of design management. For that, as a methodological approach, Design Science Research - DSR was selected. Thus, it first seeks to answer the research question formulated by defining how design strategies can contribute to the creation of place branding. Thus, based on the literature previously investigated, a theoretical framework was constructed, which generated a list of premises and requirements for the construction of the model. In addition, through a qualitative approach, with the prediction of collaborative activity between the researcher and specialists in the areas of public administration, design and place branding, it develops a proposal for a model, as a way of expanding the proposition of the expected solution. The relevance is demonstrated by the fact that public policies aimed at the design of cities have been intensified and there were no similar artifacts that could help in the insertion of design in the planning of place branding. The proposed preliminary diagnosis model may contribute to municipal management sectors of cities as another indicator for future actions.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCidades e vilaspt_BR
dc.subjectBranding (Marketing)pt_BR
dc.subjectDesenho Industrialpt_BR
dc.titleDPPGD : modelo de diagnóstico preliminar de placebranding pela gestão de designpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples