Análise da viabilidade do Programa ACT para professoras da educação infantil
Resumo
Resumo: A escola é um ambiente propício para reflexões acerca da temática da violência. A aplicação de programas de intervenção é uma forma de suscitar tais reflexões, ao desenvolver estratégias de prevenção a fim de reduzir os fatores de risco e vulnerabilidades, aumentando simultaneamente os fatores de proteção presentes ou incitando novos comportamentos protetivos. O programa ACT - Para Educar Crianças em Ambientes Seguros - é uma dessas intervenções que ensinam comportamentos não agressivos para cuidadores. Esta pesquisa tem o objetivo de verificar a aplicação e a aplicabilidade do programa ACT para professores de Educação Infantil. Participaram da aplicação seis professoras de educação infantil de um CMEI de Curitiba, durante oito sessões semanais, onde lhes foi aplicado o conteúdo programático do ACT e os questionários de pré e pós-testes, todos devidamente adaptados para o público alvo da pesquisa. Além disso, realizou-se uma entrevista com a diretora da instituição e um grupo focal de follow-up online com as participantes um ano após a aplicação do programa. Como resultado, tem-se o aumento das respostas consideradas adequadas em 75 perguntas entre o início e o término da aplicação do programa e do relato das participantes no grupo focal de follow up, que afirmaram ter gostado da experiência, ter aprendido sobre os conteúdos das sessões e mudanças realizadas a partir dessa experiência, o que contribui para sua expansão na área da prevenção à violência e também sua aplicação universal. Também incentiva-se a replicação da intervenção a fim de confirmar a aplicabilidade da mesma. Abstract: The school is a favorable environment for reflections on the theme of violence. The application of intervention programs is a way to raise such reflections, by developing prevention strategies in order to reduce risk factors and vulnerabilities, simultaneously increasing the present protective factors or inciting new protective behaviors. The ACT program - To Educate Children in Safe Environments - is one of those interventions that teach non-aggressive behaviors for caregivers. This research aims to verify the application and applicability of the ACT program for early childhood education teachers. Six early childhood education teachers from a CMEI in Curitiba participated in the application, during eight weekly sessions, where the ACT syllabus and pre- and post-test questionnaires were applied, all of them duly adapted for the research target audience. In addition, an interview was conducted with the director of the institution and an online follow-up focus group was held with the participants one year after the application of the program. As a result, there is an increase in the expected answers in 75 questions between the beginning and the end of the application of the program and the report of the participants in the follow up, who stated that they enjoyed the experience, learned about the contents of the sessions and changes made from this experience, which contributes to its expansion in the area of violence prevention and also its universal application. Replication of the intervention is also encouraged to confirm its applicability.
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