• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Linguagem teatral e aquisição de conteúdos escolares : uma perspectiva cultural e histórica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - RAFAEL MAURICIO HAUER.pdf (48.31Mb)
    Data
    2005
    Autor
    Hauer, Rafael Mauricio
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O trabalho procura investigar o papel do teatro, entendido como recurso didático, para a aprendizagem de conceitos científicos ligados à disciplina de História. O processo de aprendizagem através do teatro é discutido em nosso trabalho pela análise dos fatores que intervém nesse processo e que permitem que a aprendizagem ocorra. Entendemos que o teatro resgata o papel ativo do aluno na produção do conhecimento suscitando o interesse, a atividade, maior participação em situações de interação social colaborativas entre pares e com o professor, bem como aponta a importância da mediação do professor no uso do teatro. A análise do processo e dos resultados foi feita a partir do referencial teórico de Vygotsky, Bruner, Brecht e Boal, os quais inscrevem nosso trabalho numa perspectiva histórica e cultural. Em Vygotsky encontramos os fundamentos para a atividade coletiva e para as situações de interação social geradoras de Zonas de Desenvolvimento Potencial, bem como para o uso de variados recursos semânticos que permitem maior riqueza de mediações, próprios da atividade teatral. Em Bruner encontramos apoio para a promoção da aprendizagem a partir de uma estrutura conceituai subjacente e para a importância do professor como principal mediador do processo de aprendizagem. As obras dos dramaturgos Bertold Brecht e Augusto Boal nos forneceram as técnicas que permitem submeter a criação teatral à crítica e à discussão, esclarecendo assim o caráter do trabalho teatral e ampliando as possibilidades de aprendizagem através do teatro. A metodologia utilizada foi exploratória e de caráter experimental, aplicada para uma turma de oitava série de um colégio estadual na cidade de Curitiba, Paraná. O trabalho foi realizado com vinte e quatro adolescentes com idades entre 13 e 15 anos de nível socioeconômico médio-baixo divididos entre grupo experimental e grupo controle após um pré-teste. Ambos os grupos receberam informações sobre o conteúdo Revolução Russa em três aulas, mas com o uso de metodologias diferenciadas: o grupo controle através de ensino convencional e o grupo experimental através do teatro. A aferição da aprendizagem realizada por meio de dois pós-testes indicou um ganho de aprendizagem maior do grupo experimental, mesmo com declínio esperado no segundo pós-teste realizado aproximadamente um mês e meio depois. Os resultados obtidos indicam a linguagem teatral como recurso didático privilegiado para a aprendizagem de conteúdos científicos no meio escolar. Nossos resultados encontram respaldo no referencial teórico na medida em que a linguagem teatral favorece elementos considerados essenciais para a aprendizagem como a interação social, o uso de mediações, a atividade levando à integração de novos conceitos na estrutura conceitual subjacente bem como a reflexão crítica sobre o fazer estético. Também são apontados aspectos negativos no uso da linguagem teatral como distorções conceituais produzidas pela imaginação. O estudo indica a possibilidade de um trabalho diferenciado com conceitos científicos onde aluno e professor são agentes igualmente importantes para a construção do saber escolar, e onde o resgate da dimensão estética na educação assume papel fundamental.
     
    Abstract: The present work intends investigating the task of theater, understood as a teaching resource for the learning of scientific conceptions linked to History subject. The process of learning through theater play is discussed in our work by the analysis of factors that take part in this process and that allow learning to take place. We understand that theater brings back the student's duty in achieving knowledge, by rousing the concern, activity, more participation in cooperative social interaction situations among peers end the teacher, as well points to the importance of teacher intervention in the usage of a theater play. The analysis of the process and results have been made from theory references of Vygotsky, Bruner, Brecht and Boal, which insert our work in a historic and cultural prospect. In Vygotsky, we find the foundations for group activity and for situations of social interaction that lead to Potential Development Areas, as well the use of various resources of meaning and vocabulary that allow plenty of interventions, features of play activity. In Bruner we can find support for learning promotion from an understood conception structure and for the teacher as the main bridging of the process of learning. The works of playwrights Bertold Brecht and Augusto Boal provide us the techniques that allow to bring the play creation to critics and discussion, making then clear the position of play work extending the possibilities of learning through theater play. The methodology used was of experimental caracter and of explanation, applied to an eighth grade school group in a state school in the city of Curitiba, Paraná. The work was developed with twenty four teenagers between 13 and 15 years old of medium social-economic level divided into experimental group and control group after a pre-test. Both groups received previous content information about Russian Revolution during three classes, by the usage of different methodologies - the control group learned through conventional teaching and the experimental group through theater play. The evaluation procedure of learning made by two post-test showed a higher level of learning in the experimental group even with expected decline in the second pos-test made approximately one month and a half later. The gotten results indicate the play language as a distinguished teaching resource for the learning of scientific contents in school environment. Our results find support in theory references as far as play language provides components regarded as essential for learning as social interaction, intervention use, activity leading to integration of new conceptions in the understood conceptional structures as well critical consideration on aesthetics. Negative aspects are as well considered in the use of play language as conceived distortions produced by imagination. The present study indicates the possibility of an alternative work based on scientific conceptions where teacher and pupil are equally important agents for the building of school knowledge and where the return of aesthetics dimension in Education assumes foundation role.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81200
    Collections
    • Dissertações [1008]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV