Arquitetura escolar e as experiências lúdicas : aproximações através de diretrizes de projeto para os espaços livres escolares da Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR
Resumo
Resumo: O lazer na infância, que diz respeito aos jogos e brincadeiras, é uma importante dimensão da vida, pois contribui para o desenvolvimento humano criativo e emancipatório e para o enriquecimento da cultura lúdica. Nas escolas, essas experiências encontram seu lugar mais privilegiado nos espaços livres, como pátios, quadra e jardins, que propiciam uma maior variedade de práticas lúdicas espontâneas. Contudo, apesar da importância desses espaços para as crianças, eles tendem a ser menos explorados e valorizados nos projetos arquitetônicos escolares. Dessa forma, esta pesquisa parte da seguinte questão: "Como os projetos dos espaços livres das escolas municipais de ensino fundamental de Curitiba/PR podem contribuir para as experiências lúdicas das crianças nos momentos de lazer?", e tem como objetivo geral identificar diretrizes de projeto para os espaços livres das escolas municipais de ensino fundamental de Curitiba/PR que possam contribuir para as experiências lúdicas das crianças. Para isso, foi utilizada a Avaliação pós-ocupação (APO) como abordagem metodológica e a construção dos dados se deu a partir de entrevista com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, visitas em escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, atividade de escuta com as crianças e busca por referenciais de projeto. Os resultados alcançados neste trabalho apontam que os projetos para os espaços livres escolares podem contribuir para as experiências lúdicas das crianças ao dialogar mais com a cultura lúdica local, ao envolver a comunidade escolar no processo de projeto, ao proporcionar condições ambientais mais confortáveis, ao se relacionar com o entorno da escola, ao contribuir para que o intervalo seja uma experiência mais democrática para todos e ao promover contato com mais elementos naturais. Neste sentido, as diretrizes de projeto para os espaços livres escolares desenvolvidas nesta pesquisa são uma ferramenta, através da qual, busca-se a concretização dessas intenções. Abstract: Leisure in childhood, which refers to games and play, is an important dimension of life, as it contributes to creative and emancipatory human development, and to the enrichment of play culture. In schools, these experiences find their most privileged place in free spaces such as playgrounds, courts, and gardens, which provide a greater variety of spontaneous play practices. However, despite the importance of these spaces for children, they tend to be less explored and valued in school architectural projects. Thus, this research starts from the following question: "How can the projects of free spaces in municipal elementary schools in Curitiba/PR contribute to the children's playful experiences during leisure time?" and has the general objective of identifying design guidelines for free spaces in municipal elementary schools in Curitiba/PR that can contribute to the children's playful experiences. For this, the Post-Occupation Evaluation (APO) was used as a methodological approach and the data construction was based on interviews with the Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, visits to schools from Rede Municipal de Ensino de Curitiba, listening activities with children and search for design references. The results achieved in this work indicate that the projects for school open spaces can contribute to the children's playful experiences by engaging the local play culture, involving the school community in the design process, providing more comfortable environmental conditions, relating to the school surroundings, contributing to make the playtime a more democratic experience for everyone, and promoting contact with more natural elements. In this sense, the design guidelines for school open spaces developed in this research are a tool, through which, it is sought to achieve these intentions.
Collections
- Dissertações [996]