Saberes, práticas e capitais de professores e professoras de educação física : possibilidades e desafios no Youtube
Resumo
Resumo: A Educação Física Escolar passa por desafios quanto a sua especificidade num mundo de convergência entre culturas, sendo as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação uma dessas vivências. Com a pandemia da Covid-19, a necessidade de conexão passou a ser mais preponderante, surgindo o YouTube como possibilidade. Objetivou-se nesta dissertação analisar os saberes e práticas que permeiam a experiência de professores e professoras de Educação Física no YouTube. Especificamente, buscou-se revisar a produção teórica sobre as possibilidades pedagógicas do YouTube, investigar as possibilidades de interação no YouTube em tempos de pandemia e interpretar quais são as estratégias utilizadas por professores de Educação Física na plataforma. Utilizou-se como quadro de hipóteses o referencial bourdieusiano do capital cultural. Com a dificuldade em se chegar aos agentes, por conta do isolamento social devido a pandemia, a pesquisa se caracterizou como uma pesquisa Qualitativa do Tipo Exploratória, utilizando-se de instrumentos da Netnografia como a Observação Online não participante e o Diário de Campo para a produção de dados. Para isso, foram assistidos 580 vídeos publicados por professores e professoras de Educação Física youtubers, durante os meses de janeiro e julho de 2021. Para a produção de interpretações e inferências, realizou-se a Análise de Conteúdo Categorial das falas ditas nos vídeos. Produziram-se três categorias: a) Interação professor-estudante; b) Saberes da Educação Física; c) Saberes do Currículo da Educação Física. Inferiu-se que os saberes e práticas docentes no YouTube se referem ao capital cultural institucionalizado, por meio da valorização sobre o currículo e os conhecimentos da Educação Física. No entanto, a plataforma dificultou as possibilidades de interação entre professores e estudantes, uma vez que a mensagem era centralizada no docente. Indo além, se urgiu refletir sobre o capital social valorizado na forma de entretenimento e a busca por visualizações. Ao final, sugeriu-se, como estratégia de produção no YouTube o uso de outras plataformas e aplicativos para o maior engajamento dos estudantes. Abstract: In a world of convergence between cultures, Scholar Physical Education goes through challenges regarding its specificity. Digital Information and Communication Technologies are one of these experiences. During the Covid-19 pandemic, the necessity for connection has become more mandatory, with YouTube emerging as a possibility. The objective of this dissertation was to analyze the knowledge and practices that permeate YouTube experience of Physical Education teachers. In particular, aim to review the theoretical production about pedagogical possibilities of YouTube, investigate the interaction on YouTube in times of pandemic, and interpret the strategies used by Physical Education teachers in the platform. The cultural capital Bourdieusian framework was used for hypothesis. With the impossibility in reaching the agents, owning to social distancing measures during the pandemic, the research was characterized as a Qualitative of Exploratory Type, using Netnography instruments such as the Non-Participant Online Observation and the Field Diary for the data production. For this, 580 public videos published by youtubers teachers were watched between January and July of 2021. To produce interpretations and inferences, a Categorical Content Analysis of the speeches said in the videos was carried out. Emerging three categories: a) Teacher-student interaction; b) Knowledge of Physical Education; c) Knowledge of Physical Education Curriculum. It was inferred that the knowledge and teaching practices on YouTube refer to the institutionalized cultural capital, through the appreciation of the curriculum and knowledge of Physical Education. However, the platform showed a difficult on the possibilities of interaction between teachers and students, since the students did not interact during the class. Going further, it was urged to reflect the social capital value in form of entertainment and search for views. In the end, a production strategy on YouTube was suggested, by the use of other platforms and applications to increase student engagement.
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