A dinâmica de crescimento da Spotify AB
Resumo
Resumo : Neste artigo aborda-se a dinâmica de crescimento da empresa Spotify, que atua no mercado de streaming de música. Adota-se o referencial de análise de Edith Penrose, com ênfase no potencial, nas estratégias e nos limites de crescimento da firma. Trata-se da expansão de um mercado baseado no modelo de negócio de Software as a Service (Saas) no qual se analisa as estratégias de identificação e de potencialização de oportunidades produtivas, tanto por meio da recombinação de recursos para criar rotinas operacionais eficientes, quanto pela habilidade de gerar experiência em forma de conhecimento subjetivo, a fim de reduzir recursos ociosos e proporcionar a obtenção e da retenção de receitas ao longo do tempo. A Spotify desenvolveu sua aplicação principal dentro de sua base tecnológica, disponibilizando serviços de software hospedados na nuvem. Tornou-se líder no seu segmento de mercado por meio da criação de planos de assinatura, disponibilizando integrações com outras plataformas de redes sociais, empregando inteligência artificial e melhorando a usabilidade da plataforma para os usuários finais. Com isso, a empresa foi capaz de expandir seu quadro de funcionários, que hoje conta com mais de seis mil funcionários, apoiando-se em recursos administrativos automatizados e utilizando da experiência acumulada para criar rotinas internas eficientes que suportassem a geração de novos serviços de streaming de música.
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- Ciências Econômicas [2146]