Análise dos canais de informação da interação universidade-empresa no Brasil
Resumo
Resumo: No desenvolvimento de Sistemas Nacionais de Inovação, a interação entre diferentes esferas e agentes produtivos, o papel desempenhado pelas Universidades e Institutos de Pesquisa é de importante relevância para a produção de conhecimentos científicos voltados ao desdobramento de tecnologias. Na medida em que Universidades e Institutos de Pesquisa (pelo lado desenvolvedor de conhecimentos científicos) e Empresas (pelo lado da aplicação e produção de tecnologias) interagem em um fluxo que se retroalimenta, estudar e avaliar de que maneira ou por quais meios tal interação ocorre alinha-se à agenda de pesquisas recentes dos teóricos evolucionistas. Em sistemas de inovação imaturos (recentes), como no caso brasileiro, o desempenho de universidades e institutos de pesquisa – principalmente os públicos – é peça fundamental na parte promotora de ciência. Neste trabalho buscam-se entender quais são os principais canais de informação pelos quais a interação universidade-empresa ocorre e quais são os principais benefícios e dificuldades encontrados, com base em pesquisa recente realizada em âmbito nacional a partir do entendimento da Teoria da Firma e as estratégias alçadas por empresas.
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- Ciências Econômicas [2145]