Design para a economia verde : aprendizagem reflexiva em organizações
Abstract
Resumo: Esta tese parte da observação sobre uma emergente transição para a economia verde no âmbito macroeconômico global. Sob a perspectiva do Design, as estratégias voltadas à
economia verde têm dado ênfase em inovações de caráter insular, com ênfase em
resultados voltados à dimensão ambiental. Diante disto, pode-se afirmar que tais
estratégias são limitadas para se proporcionar a equidade econômica, um dos propósitos
da economia verde, sob a perspectiva desta tese. Isto é colocado, pois nesta conjuntura,
nota-se a falta de uma abordagem sistêmica que abranja mudanças socioeconômicas a
longo prazo. Assim, destaca-se a oportunidade do Design em contribuir na consolidação
de uma transição para a economia verde do tipo sociotécnica, ou seja, pautada então em
mudanças tanto tecnológicas quanto sociais, permitindo a transformação da sociedade e
da cultura a longo prazo. Ao observar este problema sob a chamada perspectiva
multinível, nota-se a possibilidade de se intervir, por meio do Design, no nível do nicho,
de modo a proporcionar a aprendizagem reflexiva aos atores de pequenas empresas, com
vistas à adoção da economia verde. Desse modo, o problema central desta tese é
delimitado pela pergunta: como introduzir novas visões para viabilizar a adoção de uma
agenda para a economia verde em pequenas empresas por meio do Design? O objetivo
geral trata de desenvolver uma abordagem de aprendizagem pautada no Design Thinking
para a apresentação de inovações sistêmicas à economia verde junto a pequenas empresas,
por meio do processo de desenvolvimento de cenários. O método adotado para esta tese
é composto por Revisão Bibliográfica Sistemática e Assistemática somado a uma
pesquisa de campo baseada na justaposição do Design Science Research com o
Gerenciamento de Transição. A pesquisa de campo se dá de modo longitudinal, em
parceria com uma pequena empresa com matriz em Curitiba-PR, do setor de calçados
esportivos. Ao longo da execução do método é possível identificar procedimentos e
instrumentos adequados para a aprendizagem reflexiva. Como resultado é apresentada
uma ferramenta de suporte ao entendimento e análise da economia verde nas organizações
e um protocolo de abordagem de aprendizagem pautado no Design Thinking, o qual segue
a lógica abdutiva orientada pelo uso de cenários. A ferramenta apresentada, proporciona
o entendimento da economia verde sob o panorama de princípios e heurísticas. O
protocolo concebido permite a adoção de uma abordagem de aprendizagem pautado no
uso de cenários híbridos, concebidos sob a economia predominante e a verde, bem como
na co-criação e articulação de visões. Este fornece assim, um arcabouço teórico para
contribuir com a consolidação de um Design orientado a economia verde e instrumentos
para viabilizar uma transição sociotécnica para esta perspectiva econômica. Abstract: his thesis is based on the observation of an emerging transition to the green economy in the global macroeconomic sphere. From a Design perspective, green economy strategies have emphasised innovations of an insular nature, with an emphasis on results focused on the environmental dimension. Given this, it can be said that such strategies are limited to provide economic equity, one of the purposes of the green economy, from the perspective of this thesis. This is because at this juncture, there is a lack of a systemic approach that encompasses long-term socioeconomic changes. Thus, the opportunity for Design to contribute to the consolidation of a transition to a green economy of the sociotechnical type stands out, that is, based on both technological and social changes, allowing the transformation of society and culture in the long term. By observing this problem under the so-called multilevel perspective, it is possible to intervene, through Design, at the niche level, in order to provide the reflexive learning to the small companies' actors, aiming the adoption of the green economy. Thus, the central problem of this thesis is delimited by the question: how to introduce new visions to enable the adoption of an agenda for the green economy in small businesses through Design? The overall objective is to develop a learning approach based on Design Thinking for the presentation of systemic innovations to the green economy with small businesses, through the scenario development process. The method adopted for this thesis is composed of Systematic and Unsystematic Bibliographical Review added to a field research based on the juxtaposition of Design Science Research with Transition Management. The field research occurs in a longitudinal way, in partnership with a small company headquartered in Curitiba-PR, in the sector of sports footwear. Throughout the execution of the method, it is possible to identify adequate procedures and instruments for reflective learning. As a result, a tool is presented to support the understanding and analysis of the green economy in organizations and a learning approach protocol based on Design Thinking, which follows the abductive logic guided using scenarios. The tool presented provides the understanding of green economy under the panorama of principles and heuristics. The protocol conceived allows the adoption of a learning approach based on the use of hybrid scenarios, conceived under the predominant and the green economy, as well as in the cocreation and articulation of visions. This provides a theoretical framework to contribute to the consolidation of a green economy oriented Design and tools to enable a sociotechnical transition to this economic perspective.
Collections
- Teses [58]