Análise da concentração de mercado no setor automobilístico brasileiro
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Data
2022Autor
Paula, João Guilherme Ferreira de, 1999-
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Resumo : A indústria automobilística sempre se mostrou relevante para o Brasil e para o governo brasileiro, gerando impacto relevante no PIB do país e impacto direto na tributação arrecadada. A fim de entender o grau de concentração de mercado do setor automobilístico no Brasil, o presente trabalho propõe um estudo pautado no paradigma estrutura-conduta-desempenho, baseado nos dados obtidos a partir dos anuários estatísticos da Agência Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, e cálculo dos Índices de Razão de Concentração e Hirschman-Herfindahl nos períodos pré e pós regimes automotivos: o primeiro deles é o Regime Automotivo Brasileiro - 1995 a 1999 - e o segundo deles o Inovar-Auto - 2013 a 2017. Sendo assim, foram analisados os anos que antecedem e sucedem os regimes supracitados, e a partir dessa análise, concluiu-se que ambos os movimentos trouxeram uma melhora nos índices de concentração de mercado, principalmente no índice de Razão de Concentração dos 4 líderes de mercado (CR4) e do Índice Hirschman-Herfindahl (HH), principalmente no período pós Inovar-Auto. No entanto, pode-se dizer que o setor automobilístico ainda se mantem muito concentrado, visto que o grau de concentração entre as oito empresas (CR8) líderes do setor se manteve acima dos 90% em todo o período estudado.
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- Ciências Econômicas [2145]