Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTorres, Ricardo Lobatopt_BR
dc.contributor.authorPaula, João Guilherme Ferreira de, 1999-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-07-13T18:02:29Z
dc.date.available2022-07-13T18:02:29Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76950
dc.descriptionOrientador: Prof. Ricardo Lobato Torrespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A indústria automobilística sempre se mostrou relevante para o Brasil e para o governo brasileiro, gerando impacto relevante no PIB do país e impacto direto na tributação arrecadada. A fim de entender o grau de concentração de mercado do setor automobilístico no Brasil, o presente trabalho propõe um estudo pautado no paradigma estrutura-conduta-desempenho, baseado nos dados obtidos a partir dos anuários estatísticos da Agência Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, e cálculo dos Índices de Razão de Concentração e Hirschman-Herfindahl nos períodos pré e pós regimes automotivos: o primeiro deles é o Regime Automotivo Brasileiro - 1995 a 1999 - e o segundo deles o Inovar-Auto - 2013 a 2017. Sendo assim, foram analisados os anos que antecedem e sucedem os regimes supracitados, e a partir dessa análise, concluiu-se que ambos os movimentos trouxeram uma melhora nos índices de concentração de mercado, principalmente no índice de Razão de Concentração dos 4 líderes de mercado (CR4) e do Índice Hirschman-Herfindahl (HH), principalmente no período pós Inovar-Auto. No entanto, pode-se dizer que o setor automobilístico ainda se mantem muito concentrado, visto que o grau de concentração entre as oito empresas (CR8) líderes do setor se manteve acima dos 90% em todo o período estudado.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectImpostospt_BR
dc.titleAnálise da concentração de mercado no setor automobilístico brasileiropt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples