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    A construção da ideia de juventude no contexto da reforma do ensino médio : o Programa de Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) em Santa Catarina

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    R - D - TIFFANY DEMOGALSKI.pdf (1.887Mb)
    Date
    2022
    Author
    Demogalski, Tiffany
    Metadata
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    Abstract
    Resumo: O objetivo desta dissertação é indicar a ideia de juventude presente no contexto da reforma do Ensino Médio, em especial, no Programa de Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) no estado de Santa Catarina. A relevância está definida na medida em que a proposta do EMITI foi elaborada pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) e implementada no Estado de Santa Catarina, ou seja, um ente privado elaborando a política pública. Por esse motivo, analisamos o protagonismo juvenil como a ideia de educação desse Instituto, proposta esta elaborada por Costa e apropriada pelo IAS com o objetivo de traduzir os quatro pilares da educação da Unesco à realidade brasileira. Essa concepção é fundamentada nos seguintes eixos: protagonismo juvenil, cultura da trabalhabilidade e educação para valores. Destacamos que essa ideia de educação conduz à desarticulação da educação como um direito social em favor de uma ideia economicista da formação huamana. Além disso, problematizamos o que uma educação neoliberal poderá fazer com as juventudes. Em razão disso, limitamos a nossa investigação à cultura da trabalhabilidade como uma nova forma de preparação para o trabalho. Nesse contexto, tornou-se necessário aprofundar a perspectiva de um mercado de trabalho neoliberal, que segundo Harvey (2008), Brown (2018), Fraser e Jaeggi (2020), é caracterizado pelo desemprego, pelo trabalho intermitente e pela má renumeração. A preparação para o trabalho é pensada pelo IAS como a preparação para o empreendedorismo. Neste contexto, o empreendedorismo, conceito chave da cultura da trabalhabilidade, é entendido como a capacidade do indivíduo em transformar as próprias competências e habilidades numa forma de produção de renda. Em outras palavras, entendido como a capacidade do indivíduo em ajustar a sua subjetividade às demandas neoliberais. Por fim, indicamos que a ideia de juventudes presente no contexto da reforma do Ensino Médio (apesar da BNCC/EM e os Cadernos do EMITI utilizarem o termo juventudes, no plural) propõe a homogeneização delas a partir da ideia de interesse. A ideia de interesse se materializa no currículo por meio dos conceitos de flexibilização e personalização, pois o novo ensino médio permite, em hipótese, a adequação do currículo aos interesses de cada jovem. A análise permite concluir, no entanto, que essa perspectiva conduz à desconstrução da ideia de juventudes em sua diversidade em favor da construção de um sujeito neoliberal.
     
    Abstract: This dissertation aims to indicate the idea of youth present in the context of the High School reform, especially in the full-time high school program (EMITI) in the state of Santa Catarina. This is important, as the EMITI is prepared by the Ayrton Senna Institute (IAS) and implemented in the State of Santa Catarina, that is, a private entity elaborating public policy. For this reason, we analyzed youth protagonism as the idea of education of this Institute. This concept was proposed by Costa and its objective is to translate the four pillars of Unesco education to the Brazilian reality. This concept is based on the following axes: youth protagonism, the culture of workability, and education for values. We emphasize that this idea of education leads to the disarticulation of education as a social right in favor of an economistic idea of education. In addition, we examined what a neoliberal education can do to youth, therefore, we limit our investigation to the culture of workability as a new way of preparing for work. However, it is necessary to present a perspective of a neoliberal labor market, which according to Harvey (2008), Brown (2018), Fraser, and Jaeggi (2020), is characterized by unemployment, intermittent work, and low pay. For that reason, preparation for work is considered by the IAS as preparation for entrepreneurship. In this context, entrepreneurship, a key concept in the culture of workability, is understood as the individual's ability to transform their skills and abilities into a form of income production. In other words, as the individual's ability to adjust his subjectivity to neoliberal demands. Finally, we indicate that the idea of youths present in the context of the High School reform (although the BNCC/EM and the EMITI Manuals use the term youths, in the plural) propose their homogenization based on the idea of interest. The idea of interest materializes in the curriculum through the concepts of flexibility and personalization, since the new high school allows, theoretically, the adaptation of the curriculum to the interests of each young person. However, what happens is the deconstruction of the idea of youth in favor of the construction of a neoliberal subject.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/76795
    Collections
    • Dissertações [1000]

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