Cálculo mental e computação mental : uma análise epistemológica das concepções
Resumo
Resumo : nossos estudos com o cálculo mental se iniciarem com projetos de Iniciação Científica e projetos de ensino e extensão, onde muito foi aprendido e construído. Participei como aluna voluntária e/ou bolsista nesses projetos, que despertaram o gosto pelo estudo do cálculo mental, que se torna objeto desta pesquisa. Nossa participação no Grupo GHEMAT Brasil, desencadeou o interesse nas pesquisas históricas, principalmente na História da educação matemática, também presente como aspecto principal nesta produção. Durante nossas pesquisas no âmbito do cálculo mental, encontramos o termo computação mental, o que trouxe indagações sobre a possibilidade de semelhança ou afastamento entre os termos. Com pouco material brasileiro falando sobre computação mental, utilizamos fontes estrangeiras onde foi encontrado o termo "mental computation". A análise das fontes (documentos oficiais, livros didáticos, manuais pedagógicos e artigos científicos) do período de 1923 a 2021, nos trouxe concepções semelhantes entre os termos. Sendo cálculo mental aquele feito unicamente de forma mental ou também aquele escrito, com o uso de materiais manipuláveis e pode também ser aquele estimado, sem resposta exata. E computação mental é aquele cálculo de forma veloz e que produz respostas exatas, sem uso de dispositivos. Algo que nos chamou atenção foram as estratégias dentro de ambos os termos, que apesar de serem nomeados de forma distinta, possuíam processos semelhantes, e também atividades indicadas para trabalhar, tanto com cálculo mental, como com computação mental. Analisamos também na linha histórica dentro do período das fontes, para acompanhar as mudanças das concepções, fazendo comparações entre estas, em relação à História Cultural, sendo nossa principal metodologia de embasamento. Assim, nossa pesquisa, indica a semelhança entre os termos computação mental e cálculo mental.