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dc.contributor.advisorBerticelli, Danilene Gullich Donin, 1979-pt_BR
dc.contributor.authorSalla, Juliana Martendal, 1999-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exataspt_BR
dc.date.accessioned2022-06-06T21:21:47Z
dc.date.available2022-06-06T21:21:47Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76319
dc.descriptionOrientador: : Prof.ª Dr.ª Danilene Gullich Donin Berticellpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exataspt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 47-53pt_BR
dc.description.abstractResumo : nossos estudos com o cálculo mental se iniciarem com projetos de Iniciação Científica e projetos de ensino e extensão, onde muito foi aprendido e construído. Participei como aluna voluntária e/ou bolsista nesses projetos, que despertaram o gosto pelo estudo do cálculo mental, que se torna objeto desta pesquisa. Nossa participação no Grupo GHEMAT Brasil, desencadeou o interesse nas pesquisas históricas, principalmente na História da educação matemática, também presente como aspecto principal nesta produção. Durante nossas pesquisas no âmbito do cálculo mental, encontramos o termo computação mental, o que trouxe indagações sobre a possibilidade de semelhança ou afastamento entre os termos. Com pouco material brasileiro falando sobre computação mental, utilizamos fontes estrangeiras onde foi encontrado o termo "mental computation". A análise das fontes (documentos oficiais, livros didáticos, manuais pedagógicos e artigos científicos) do período de 1923 a 2021, nos trouxe concepções semelhantes entre os termos. Sendo cálculo mental aquele feito unicamente de forma mental ou também aquele escrito, com o uso de materiais manipuláveis e pode também ser aquele estimado, sem resposta exata. E computação mental é aquele cálculo de forma veloz e que produz respostas exatas, sem uso de dispositivos. Algo que nos chamou atenção foram as estratégias dentro de ambos os termos, que apesar de serem nomeados de forma distinta, possuíam processos semelhantes, e também atividades indicadas para trabalhar, tanto com cálculo mental, como com computação mental. Analisamos também na linha histórica dentro do período das fontes, para acompanhar as mudanças das concepções, fazendo comparações entre estas, em relação à História Cultural, sendo nossa principal metodologia de embasamento. Assim, nossa pesquisa, indica a semelhança entre os termos computação mental e cálculo mental.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectComputaçao - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCálculo - Históriapt_BR
dc.titleCálculo mental e computação mental : uma análise epistemológica das concepçõespt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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