Perspectivas invisibilizadas : as questões de gênero e raça na educação pelos olhos de mulheres negras
Resumo
Resumo: O presente trabalho é proposto como dissertação do Mestrado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR) e é vinculado ao Grupo de Estudos Curriculares, Decolonialidade, Diversidade e Subalternidade (Gecudedis). Esta pesquisa tem como objetivo perceber a influência de processos educativos para a formação das mulheres negras militantes a partir da perspectiva de integrantes da Rede de Mulheres Negras do Paraná (RMN-PR). Como metodologia de pesquisa, propõe-se uma investigação qualitativa, utilizando-se a narrativa, com a produção de um documento a partir das entrevistas com integrantes da RMNPR, e elementos da análise de discurso subsidiada em obras de Eni P. Orlandi para o material produzido. Teoricamente, filiou-se a estudos e pesquisas que abordam as temáticas de gênero e raça em uma perspectiva de aspiração decolonial e interseccional. Os discursos das integrantes da RMN-PR apontam para escolas que tem a possibilidade de acolher, e o fazem em algumas situações, mas repetidas vezes negligenciam, subalternizam e discriminam esses sujeitos, em processos de coerção rotineiros. Ainda, destaca-se o silenciamento das discussões de gênero e étnico-raciais na família das integrantes da RMN-PR. Há a possibilidade, entretanto, de uma educação de luta e resistência a partir do conhecimento experiencial da mãe, além da potencialidade de acolhimento através da RMN-PR, transformando os ambientes escolar e familiar. Abstract: This research paper is proposed as a master's degree dissertation in Education from Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR) and it is linked to the Grupo de Estudos Curriculares, Decolonialidade, Diversidade e Subalternidade (Gecudedis). This research aims to perceive the influence of educational processes on the development of militant black women from the perspective of members of the Rede de Mulheres Negras do Paraná (RMN-PR). As research methodology, narratives are proposed, with the production of a document from interviews with members of the RMN-PR, and elements of discourse analysis for the material produced. Theoretically, this paper joined studies that approach the themes of gender and race in an aspiration to a decolonial and intersectional perspective. The speeches of members of RMN-PR point to a school that has the possibility of sheltering, and does so in some situations, but repeatedly neglects, subordinates and discriminates against these subjects, in routine processes of coercion. Also, the silencing gender and ethnic-racial discussions in the family of member of RMN-PR is highlighted. There is a possibility, however, of an education based on the mother's experiential knowledge to fight and resist, in addition to the potential for sheltering through RMN-PR, transforming school and family environments.
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