Desenvolvimento humano e desempenho escolar : uma análise dos bairros de Curitiba e suas respectivas escolas municipais
Resumo
Resumo : O presente trabalho se propôs analisar a relação se relação entre o desenvolvimento humano e o resultado do desempenho escolar na população de Curitiba. Para isso, foi utilizado o resultado do desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais das escolas públicas municipais em Curitiba, por meio dos dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e cotejados com a análise dos bairros do município e seus indicadores de desenvolvimento, medidos pelo IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal). A análise teve como objetivo compreender como se dá a relação entre esses dois indicadores, ou seja, como a situação socioeconômica do local onde está inserida a unidade educacional, pode produzir resultado no aprendizado do aluno. Para embasar tal análise, o trabalho parte do referencial teórico a respeito da teoria do desenvolvimento humano à luz de Amartya Sen, perpassando também pela Teoria do Capital Humano. Após, é feita uma análise histórica sobre a educação no Brasil, contemplando seu retrospecto normativo e desafios. Depois disto, o trabalho adentra na metodologia aplicada e na análise dos dados. Utilizou-se os dados públicos disponíveis no portal QEdu e no Atlas Brasil para observar a hipótese levantada: indivíduos inseridos em locais de baixo desenvolvimento humano, apresentariam bons resultados de aprendizado e aproveitamento no âmbito escolar? Ou há relação entre baixo aproveitamento escolar com baixo desenvolvimento humano? O resultado é o que se apresenta a seguir. Dos 51 bairros analisados, 67% se enquadrou no resultado esperado, ou seja, apresentou IDHM alto e IDEB alto ou IDHM baixo e IDEB baixo. No entanto, os outros 33% apresentaram divergência da análise teórica e o resultado de IDHM do bairro aparentemente não foi observado relação com o resultado de IDEB das escolas da região analisada.
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- Ciências Econômicas [2072]