• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A formação do professor alfabetizador : caminhos e descaminhos

    Thumbnail
    View/Open
    D - D - CARMEN SA BRITO SIGWALT .pdf (78.96Mb)
    Date
    1993
    Author
    Sigwalt, Carmen Sá Brito
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Professores - Formação
    Redação acadêmica
    Educação
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a forma como vem se dando a habilitação dos professores que atuarão como alfabetizadores. Na primeira parte destacaremos a necessidade da compreensão da educação como expressão de um determinado momento da História, bem como a compreensão do homem nessa perspectiva, para então tecer considerações sobre o processo de aquisição da linguagem escrita. desde a Antiguidade até os nossos dias. Tais abordagens partem do pressuposto de que as questões educacionais são particularidades de uma questão maior, não podendo, portanto, ser discutidas isoladamente. Na segunda parte do trabalho procuraremos analisar a formação do professor alfabetizador a partir de um aparente avanço, ou seja, da destinação de carga horária própria para uma disciplina que trata da Alfabetização nos currículos do curso de Magistério. Serão analisados os conteúdos desenvolvidos, evidenciando as concepções de alfabetização, de linguagem, de ensino e de aprendizagem às quais os mesmos estão atrelados. A partir da crítica dos conteúdos, desenvolvidos, apontaremos algumas questões a serem consideradas no processo de formação de alfabetizadores, mostrando que esta formação vai além da discutida questão "competência técnica versus compromisso político", mas que exige fundamentalmente competência teórica. Em síntese, procuraremos mostrar que a educação que temos retrata o momento que estamos vivendo na sociedade, apontando, possibilidades limitadas de reversão deste quadro.
     
    Abstract: This work aims at investigating the process of training literacy educators. Part I focuses on education as the expression of a period in history, picturing man within this perspective. It discusses the reading and writing learning process from Ancient history to the present. This approach is based on the assumption that issues in education are part of a major debate and should not be dealt with separately. Part II analyses the process of training elementary school teachers by investigating the syllabuses of classes designed for the teaching of reading and writing, as well as trying to bring about the principles underlying the notions of language, teaching, and learning which are present in them. It finally tries to point out that the training of literacy educators goes beyond the so called "technical competence versus political commitment" requiring basically theoretical competence.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/75151
    Collections
    • Dissertações [730]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV