Narrativas de docentes da EJA na construção do ciclo de aquisição do conhecimento por meio do dispositivo digital Luz do Saber
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Data
2021Autor
Luz, Cristiane Oliveira da, 1979-
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Resumo: O presente estudo está inserido na Linha de Pesquisa – Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como objeto de pesquisa a experiência docente com o dispositivo digital "Luz do Saber" (LDS) aplicada à teoria do Ciclo de Aquisição do Conhecimento. Esse estudo buscou responder a questão maior: O que a experiência dos docentes da EJA, com o dispositivo digital LDS, pode revelar na apropriação das tecnologias pelo Ciclo de Aquisição do Conhecimento? Para tanto, traçou-se como objetivo geral analisar as narrativas de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob a ótica do Ciclo de Aquisição do Conhecimento na apropriação das tecnologias. Tem como marco teórico as concepções: do Ciclo de Aquisição do Conhecimento por Camas (2012); e Dwyer, Sandholtz, Ringstaff (1997); de autonomia docente (FREIRE,1967; 2000, 2010) e de autoria (FOUCAULT, 2002; DEMO, 2009). A presente pesquisa parte da abordagem qualitativa e tem como método a análise interpretativa hermenêutica das narrativas (VILELA; NÁPOLES, 2008). Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se questionário e narrativas virtuais de dois professores da EJA do município de Pinhais. Os resultados evidenciaram que a apropriação das tecnologias na prática pedagógica está relacionada ao processo de autoria e autonomia, de modo que a fase da inovação é atingida quanto mais autonomia o docente tiver para poder exercer a sua autoria. Abstract: This study is part of the Research Line - Theories and Practices of Teaching in Basic Education, of the Master's Program in Education: Theory and Practice of Teaching, at the Federal University of Paraná (UFPR). The research object is the experience of teachers using the digital device "Luz do Saber" (LDS) applied to the Knowledge Acquisition Cycle. This study sought to answer the larger question: What can the experience of EJA teachers, with the LDS digital device, reveal in the appropriation of technologies by the Knowledge Acquisition Cycle? Therefore, the general objective was to analyze the narratives of teachers of Youth and Adult Education (EJA) from the perspective of the Knowledge Acquisition Cycle in the appropriation of technologies. Its theoretical framework is: the Knowledge Acquisition Cycle for Camas (2012); and Dwyer, Sandholtz, Ringstaff (1997); teachers autonomy (FREIRE,1967; 2000, 2010) and authorship (FOUCAULT, 2002; DEMO, 2009). This research is based on a qualitative approach and uses the hermeneutic interpretive analysis of narratives as a method (VILELA; NÁPOLES, 2008). As data collection instruments, a questionnaire and virtual narratives from two EJA teachers in the city of Pinhais were used. The results showed that the appropriation of technologies in pedagogical practice is related to the process of authorship and autonomy, so that the stage of innovation is reached the more autonomy the teacher has to be able to exercise their authorship.
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- Dissertações [186]