Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCamas, Núria Pons Vilardell, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorLuz, Cristiane Oliveira da, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-16T20:40:21Z
dc.date.available2022-05-16T20:40:21Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/75112
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Núria Pons Vilardell Camaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 04/02/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo está inserido na Linha de Pesquisa – Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como objeto de pesquisa a experiência docente com o dispositivo digital "Luz do Saber" (LDS) aplicada à teoria do Ciclo de Aquisição do Conhecimento. Esse estudo buscou responder a questão maior: O que a experiência dos docentes da EJA, com o dispositivo digital LDS, pode revelar na apropriação das tecnologias pelo Ciclo de Aquisição do Conhecimento? Para tanto, traçou-se como objetivo geral analisar as narrativas de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob a ótica do Ciclo de Aquisição do Conhecimento na apropriação das tecnologias. Tem como marco teórico as concepções: do Ciclo de Aquisição do Conhecimento por Camas (2012); e Dwyer, Sandholtz, Ringstaff (1997); de autonomia docente (FREIRE,1967; 2000, 2010) e de autoria (FOUCAULT, 2002; DEMO, 2009). A presente pesquisa parte da abordagem qualitativa e tem como método a análise interpretativa hermenêutica das narrativas (VILELA; NÁPOLES, 2008). Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se questionário e narrativas virtuais de dois professores da EJA do município de Pinhais. Os resultados evidenciaram que a apropriação das tecnologias na prática pedagógica está relacionada ao processo de autoria e autonomia, de modo que a fase da inovação é atingida quanto mais autonomia o docente tiver para poder exercer a sua autoria.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study is part of the Research Line - Theories and Practices of Teaching in Basic Education, of the Master's Program in Education: Theory and Practice of Teaching, at the Federal University of Paraná (UFPR). The research object is the experience of teachers using the digital device "Luz do Saber" (LDS) applied to the Knowledge Acquisition Cycle. This study sought to answer the larger question: What can the experience of EJA teachers, with the LDS digital device, reveal in the appropriation of technologies by the Knowledge Acquisition Cycle? Therefore, the general objective was to analyze the narratives of teachers of Youth and Adult Education (EJA) from the perspective of the Knowledge Acquisition Cycle in the appropriation of technologies. Its theoretical framework is: the Knowledge Acquisition Cycle for Camas (2012); and Dwyer, Sandholtz, Ringstaff (1997); teachers autonomy (FREIRE,1967; 2000, 2010) and authorship (FOUCAULT, 2002; DEMO, 2009). This research is based on a qualitative approach and uses the hermeneutic interpretive analysis of narratives as a method (VILELA; NÁPOLES, 2008). As data collection instruments, a questionnaire and virtual narratives from two EJA teachers in the city of Pinhais were used. The results showed that the appropriation of technologies in pedagogical practice is related to the process of authorship and autonomy, so that the stage of innovation is reached the more autonomy the teacher has to be able to exercise their authorship.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectProfessores de educação de adultospt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectCultura e tecnologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleNarrativas de docentes da EJA na construção do ciclo de aquisição do conhecimento por meio do dispositivo digital Luz do Saberpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples