O canto coral : trajetória histórica e importância na educação integral
View/ Open
Date
1992Author
Zilli, Regina Maria
Metadata
Show full item recordSubject
Canto coralCanto orfeonico - Brasil
Teses
Educação
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: A idéia de resgatar o canto nas escolas de 1º e 2º graus como elemento ativo no processo de educação estética, apóia-se no levantamento das formas de composição musical abarcadas pela Evolução da Música enquanto exame histórico dos fatos que, ao final, comprovaram a participação das formas cantadas na diversidade das épocas. Num ponto mais adiante, a historiedade pertinente do contexto da Educação Brasileira registra, por vezes, a presença do canto nos currículos, bem como as variações que regeram a sua participação de ordem metodológica e funcional, pelas diferenças do enfoque legal atinente às inúmeras reformas de ensino que proliferaram no Brasil. O último marco registrado não pôde deixar de ser o Artigo 7º, da Lei nº 5692/71, que se reporta à obrigatoriedade da Educação Artística já de certa forma comprometida com pressupostos filosóficos e metodológicos facilmente observados no emprego das atividades artísticas. O questionamento, que gera o fundamento da discussão passa a ser: Por que o canto se constitui ausente das escolas de sistema regular de ensino, enquanto ausente do processo educativo através das práticas musicais ofertadas pela Educação Artística? Como decorrência da indagação, apresentam-se aspectos da fundamentação psico-social e pedagógica do canto, capazes de justificar a efetiva participação dessa atividade musical no processo de formação integral do educando, na construção psico-social do ser humano. Assim, encontram-se os fundamentos necessários na estruturação dos novos currículos que, certamente, irão privilegiar o canto a partir de bases metodológicas que lhe darão consistência significativa. Abstract: The idea of bringing up to date singing in primary schools and high schools as an active element in the process of aesthetic education, is held by the rising of the forms in musical composition in the musical evolution, while the historical analysis of the facts which, at the end reasured the participation of singing forms in the diversity of times. Later on the historicity in the context of Brazilian Education, does sometimes register the presence of singing in the curriculums such as the variations that orchestrated its participation in methodological and functional order. Those variations happened due to many teaching reforms that had been proliferating in Brazil. The last mark registered was the article 7 law 5602/71 tha report the obligation of artistic education comitted to filosofical and methodological patterns, easily observed in the use of artistic activities. The questioning that promotes the foundation of the discussion, becomes incoerent, bedause singing does not take part of our regular school systems while absent of the educational process through singing classes offered by artistic education. As an answer for the questions fundamental psycho social and pedagocial aspects are presented. Those aspects are capable of justifying the effective participation in those musical activities in the process of integral formation of the learner and in the psycho social construction of the human being. Finally the necessary fundaments in the strucutre of our new curriculums will definitly bring up the singing in methodological bases providing to a significant content.
Collections
- Dissertações [761]