A formação de psicólogo escolar, egresso da Universidade Federal do Paraná : o estudo do currículo
Abstract
Resumo: O objetivo principal deste trabalho foi detectar como o currículo do curso de Psicologia da Universidade Federal do Paraná contribui para a formação do Psicólogo Escolar, segundo a opinião deste profissional. O pressuposto básico do estudo é de que essa formação acadêmica deve favorecer o desenvolvimento da capacidade pessoal e profissional do Psicólogo Escolar, preparando-o para assumir a diversidade de funções exigidas pela comunidade escolar. O estudo fundamenta-se numa pesquisa bibliográfica sobre a evolução da Psicologia Escolar no Brasil enfocando a prática e a formação do Psicólogo Escolar, associando-a aos currículos dos cursos de Psicologia, relacionando-os com o histórico e currículo do curso de Psicologia da Universidade Federal do Paraná. Fundamentou-se também numa pesquisa de campo, onde os dados foram coletados através de um questionário elaborado a partir da revisão de literatura e de depoimentos dos Psicólogos Escolares que atuam na área. Levantou-se dados que possibilitaram uma visão global sobre a formação do Psicólogo Escolar, os aspectos considerados positivos e negativos para a formação teórico-prática recebida, e sua aplicabilidade no desenvolvimento da prática profissional. Os dados foram obtidos junto a vinte e um Psicólogos Escolares, egressos do curso de Psicologia da Universidade Federal do Paraná, no período de dezembro de 1984 a dezembro de 1988, e que atuam em escolas do Estado do Paraná. A análise quantitativa e qualitativa dos dados e a interpretação dos resultados permitiu chegar à conclusão de que os Psicólogos Escolares estão insatisfeitos, com os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no curso de Psicologia da Universidade Federal do Paraná para atuarem na área de Psicologia Escolar. Ficou comprovado através da prática profissional do Psicólogo Escolar que o currículo, devido a sua estruturação e aos modelos profissionais representados pela maioria dos próprios docentes, oferece uma formação limitada e restrita, o que os impedem de ter uma melhor compreensão dos processos educacionais, fato este, que vem prejudicar a atividade profissional que tem de ser implementada cotidianamente nas escolas.
Com base na literatura pesquisada e nos dados obtidos com a pesquisa de campo, infere-se que para levar o Psicólogo Escolar a uma prática profissional mais efetiva, torna-se necessário pro mover algumas mudanças no currículo do curso de formação do Psicólogo da Universidade Federal do Paraná, no sentido de reorientar o ensino para atender as necessidades da comunidade escolar. Abstract: The main purpose of the work has been to investigate how the curriculum of the course of Psychology of the Federal University of Paraná contributes to the formation of the School Psychologyst. The basic presupposition of the research has been that such academic formation will propitiate the development of both personal and professional capacities of the School Psychologist, and thus prepare him to take over the diversity of tasks required by the school community. The research is based on a bibliographic survey on the evolution of School Psychology in Brazil, focusing on the practice and formation of the School Psychologist, linking it to the curricula of the Psychology courses, and relating them to the history and curriculum of the course of Psychology of the Federal University of Paraná. The work was also based on a field research in wich data were collected by means of a questionnaire derived from the literature revision and statements of practising School Psychologists. Data were collected to allow a general view on the formation of the School Psychologist, considering the positive and negative aspects of their theoretical and practical training, and its application to the professional practice. Data were obtained from twenty one School Psychologists of the Federal university of Paraná, in the period December 1934 to December 1988, working in state schools. Quantitative and qualitative analysis of the data and the interpretation of the results led to the conclusion that these professionals are displeased with the training received in the course of Psychology of the Federal University of Paraná. Through the professional practice of the School Psychologist, it was evidenced that the curriculum, for its structure and the professional models represented by the majority of the teaching staff provide a limited and restricted training, preventing trainees from getting a better understanding of the educational processes, a fact which hinders the professional activity to be daily implemented in schools. Based on the literatured researched and on the data obtained from the field research, it is concluded that in order to lead the School Psychologist to a more effective professional practice, a number of alterations must be introduced to the curriculum of the course of Psychology of the Federal University of Paraná, in the sense of gearing teaching to satisfy the needs of the school community.
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