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dc.contributor.advisorLück, Heloisapt_BR
dc.contributor.authorRomanowski, Joana Paulinpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-06T18:36:32Z
dc.date.available2022-09-06T18:36:32Z
dc.date.issued1985pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73904
dc.descriptionOrientadora: Profª Heloísa Lückpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 170-172pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo objetivou analisar as necessidades educacionais da clientela escolar da periferia urbana e as implicações das mesmas com a proposição curricular levada a efeito pela escola localizada na periferia. As questões norteadoras do estudo direcionam-se no sentido de identificar quais são as necessidades e expectativas da clientela urbana em relação ao processo educativo levado a efeito pela escola e que conteúdos dos currículos escolares coincidem com tais necessidades e expectativas. Detectou-se no referencial bibliográfico que as necessidades educacionais destas comunidades relacionam-se com as necessidades sociais, econômicas, psicológicas e culturais, englobando conteúdos voltados ao desenvolvimento da linguagem, utilização dos meios de comunicação de massa, preparo para o trabalho, hábitos à conservação da saúde e higiene, atitudes e hábitos valorizados socialmente, aquisição do saber mais elaborado. Quanto às necessidades e expectativas das comunidades de periferia urbana, investigou-se junto a cinqüenta (50) pais da Escola Municipal Albert Schweitzer, localizada na periferia de Curitiba, quais conteúdos são considerados importantes e ne cessãrios de serem aprendidos na escola. Dos resultados se depreendeu que o currículo escolar de 59 a 89 série deve enfatizar o "saber" e o "saber-fazer", considerando os conteúdos voltados ao trabalho, os vinculados à vivência como linguagem, saúde e religião, não devendo deixar de abordar a socialização e os conteúdos direcionados ao domínio das ciências matemáticas, físicas e biológicas. Em relação às expectativas dos pais quanto ao grau de escolaridade a ser atingido pelos filhos, ficou evidente a indicação do grau universitário, o que não vem se concretizando, pois grande parte dos alunos desistem durante o 1º grau ou não continua sua escolaridade após a conclusão do mesmo. Também evidenciou-se que a desistência é motivada principalmente por problemas de ordem financeira, sendo que a maioria deles trabalha, e mesmo a expectativa dos pais é de que os filhos ao completarem dezoito (18) anos, trabalhe e estude ao mesmo tempo. Ainda verificou-se que os pais consideram a escola como um dos meios de melhoria de condição de vida,implicando portan to que a escola deve procurar aproximar-se da comunidade a que serve, buscando desenvolver na praxis um currículo direcionado às necessidades educacionais da clientela. Desta forma o currículo deve enfatizar conteúdos da vida diária contribuindo no desenvolvimento de comportamentos, hábitos e habilidades valorizados socialmente. A utilização das experiências vivenciais permite a sistematização das mesmas ao mesmo tempo que se estabelecem relações com os conteúdos do "saber elaborado".pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study aimed to analyse the educational necessities of the outskirts students and their implications with the curriculum proposed by outskirts school. The questions proposed by this study aim to identify which are the needs and expectations of the outskirts students in relation to the educational process adopted by its school as well as which contents of the curriculum coincide with these needs and expectations. The bibliographical references showed that the educational needs of this population are related with social, economical, psichological and cultural needs; including items related to the development of the language, the use of the communication means, preparing the students to work, to acquire health habits, attitudes and habits socially accepted and the acquisition of more elaborated knowledge. A study was carried out with 50 parents of students of Albert Schweitzer Elementary School in order to identify the students needs and parents expectations about their children's education and which contents they feel necessary to be provided by the school. The results obtained showed that the curriculum from 5th to 8th grade must emphasize the "knowledge" and "know how to do" considering the contents related to labour, those linked to life in community as language, health and religion, including however the socialization and the contents directed to the domain of Mathematics, Physics and Biology. In relation to the parents' expectations with regard to the scholarity level to be reached by the children, it was evident that they wish them to obtain the university degree, what does not happen, for most part of the students abandon school not concluding even the 8th grade, or just do not go on studying after the conclusion of the elementary course. It was also demonstrated that the dropout is mainly a consequence of financial problems. The majority of the students must have a job and even the parents expect that at the age of eighteen years old, the children begin to work and go on studying at the same time. The present study also demonstrated that the parents consider school as a means to obtain a better life. This implies therefore, that school must reach the community which serves, trying to develop in the praxis a curriculum directed to the educational needs of the students. So, the proposed curriculum must emphasize the daily life contents helping in the development of the behairour, habits and habilities accepted by the society. The utilization of the experiences of life perniet the systematization of these experiences, establishing at the same time relations with the contents of the elaborated knowledge.pt_BR
dc.format.extent172 p. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCurriculo escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleNecessidades educacionais das comunidades de periferia urbana : implicações nas proposições curricularespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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