Da questão da avaliação ao questionamento da escola : um estudo comparativo entre alunos aprovados e reprovados
Abstract
Resumo: O presente estudo trata da avaliação escolar tomando como referência o aluno que está concluindo a escola fundamental (último bimestre da 8ª série) e, comparando aprovados e reprovados, procura investigar a existência de diferenças entre eles em relação ao domínio dos elementos fundamentais do currículo, nas áreas de língua portuguesa e matemática. As atividades realizadas pelos alunos, bem como as entrevistas individuais proporcionaram um quadro bastante aproximado da realidade da escola e mostraram o quanto ela está afastada tanto das expectativas dos alunos, quanto de seu próprio discurso. Na medida em que não se pôde observar diferenças significativas entre os alunos, no que tange ao uso que fazem dos conhecimentos escolares, é de supor que a retenção de alunos ocorra em tão grande escala porque a avaliação e o ensino não estejam centrados no que é essencial, e sim nos aspectos formais. A avaliação está aqui entendida como um dos componentes da educação escolar, dimensionada por uma concepção de mundo, contextualizada e determinada historicamente, e integrante das relações sociais que permeiam a sociedade capitalista, excludente por natureza. Por outro lado, contraditoriamente, a escola representa a possibilidade de conscientização (daí sua importância), se propiciar, pelo efetivo domínio das formas elaboradas do conhecimento, a superação do senso comum, a participação crítica e a intervenção na sociedade. Abstract: The present study is about the school evaluation taking as reference the student that is concluding the elementary school (last two months of the 7th grade). Comparing students who were approved and the ones who have failed, it tries to investigate the existence of differences among them in relation to the domain of the fundamental elements of the curriculum, in the Portuguese-speaking and mathematical areas. The activities accomplished by the students, as well as the individual interviews provided quite a close picture of the reality of the school and they showed how distant of the students' expectations, as of its own speech the school is. Since it was not possible to observe significant differences among the students, in relation to the use they make of the school knowledge, one can assume that the students' retention happens in such great scale because the evaluation and the teaching are not centered in what it is essential, but in formal aspects. Evaluation is here understood as one of the components of the school education, whose dimensiones are determined by a world conception, contextualized and determined historically, as part of the social relationships that permeate the capitalist society, with its excluding nature. On the other hand, in a contradictory way, the school represents the possibility of putting forward a conscious reflection through the effective mastering of elaborated forms of knowledge, the overcoming of common sense, the critical participation and the intervention in our society. Thus its importance.
Collections
- Dissertações [868]