• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A literatura infanto-juvenil na escola : o diálogo da crítica nos anos oitenta

    Thumbnail
    View/Open
    D - D - REGINA MARIA HATSCHBACH CORTES.pdf (9.160Mb)
    Date
    1992
    Author
    Cortes, Regina Maria Hatschbach
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Literatura infantojuvenil
    Escritores infantis
    Ensino de primeiro grau - Curitiba (PR) - Curriculos
    Literatura infanto-juvenil - Estudo e ensino
    Leitura (Ensino de primeiro grau)
    Redação acadêmica
    Educação
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: O interesse pela questão da literatura infanto-juvenil na escola vem propiciando, nos últimos tempos, o surgimento de considerável massa crítica voltada para o estudo do tema. Por isso, entendeu-se importante ressaltar as relações de divergência, convergência e, principalmente, as influências dos estudos, da literatura infantil, na escola e fora dela, nas últimas décadas. Em função da necessidade de uma compreensão mais ampla do significado de um estudo integrado sobre a critica da literatura infantil na escola, esta dissertação buscou em Lucien Goldmann a explicitação do conceito de totalidade e em Mikhail Bakhtin o conceito de dialogismo. A hipótese central desta pesquisa é derivada da crença na existência de um diálogo latente, isto é, de um confronto de idéias expressivas na década de 80 e também com autores precursores. Dada a interacão da critica atual com estes autores, Paulo Freire foi selecionado por sua abordagem social e política do ato de ler. Leonardo Arroyo, por seu trabalho de pesquisa sobre as fontes dessa literatura no Brasil e Cecília Meireles, por suas inquietantes investigações em torno da concepcão e conceituacão da literatura infantil. O diálogo entre os críticos àos anos 80 foi construido a partir dos Encontros e Congressos da Fundacão Nacional do Livro Infantil e Juvenil e da Revista "Leitura: Teoria & Prática" - da Associacào Brasileira de Leitura - das citacões e referências bibliográficas, das notas de rodapé, das contraposições e justaposições de idéias veiculadas nas obras.
     
    Resume: L'intérêt pour la question de la littérature enfantine et juvénile à l'école favorise, ces derniers temps, l'apparition d'une considérable masse critique consacreé à l'étude du theme. On a jugé dane important de souligner les relations de divergence, de convergence et principalement les influences de la littérature enfantine à l'école et hors de l'école, pendant les décennies passées et actuellement. En fonction du besoin d'une compréhension plus large de la signification d'une étude intégrée sur la critique de la littérature enfantine à l'école, ce mémoire de maitrise a cherché chez Lucien Goldmann explicitation du concepte de totalité et chez Mikhail Bakhtin, le concepte de dialogisme. L'hypothese centrale de cette recherche est dérivée de la croyance à l'existance d'un dialogue latent. c'est à dire d'un affrontement d'idées expressives dans les années 80 et aussi'avec les auteurs précurseurs. A cause de l'intéraction de la critique actuelle avec les précurseurs, Paulo Freire a été sélectionné par son approche sociale et politigue de l'acte de lire; Leonardo Arroyo, par son travail de recherche sur les sources de cette littérature au Brésil et Cecília Meirelles par ses inguiétantes investigations sur la onception et conceptualisation de la littérature enfantine. Le dialogue entre les critiques des années 80 a éte construit à partirdes Rencontres et Congrês de la Fondation Nationale du Livre Enfantin et Juvénil et de la Revue "Lecture: Théorie et Pratique" - de l'Association Brésilienne de Lecture - des citations et références bibliographiques, àes notes. des contreparties et juxtapositions des idées contenues dans les oeuvres.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/73783
    Collections
    • Dissertações [865]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV