Uma fenomenologia do sentido : possível contribuição às questões do conhecimento
Date
2001Author
Colleone, Teresinha Teixeira
Metadata
Show full item recordSubject
ConhecimentoFenomenologia do sentido
Compreensão
Redação acadêmica
Educação
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DissertaçãoAbstract
Resumo: A proposta desse estudo é a realização de uma fenomenologia do conceito de sentido, acreditando na relevância para as questões que envolvem o conhecimento. A dissertação desenvolve, então, uma abordagem sistemática do referido conceito, utilizando, para isto, o método fenomenológico e a delimitação em três campos específicos de redução, sistematizados em três partes: a primeira parte trata do acontecer do sentido originário na consciência que enseja todos os outros sentidos possíveis; a segunda parte apresenta a fundamentação do sentido antes da significação e a construção dos sentidos e das significações por sujeitos sociais e, finalmente, a terceira parte desenvolve uma hermenêutica do sentido baseada na questão da compreensão. A cada parte corresponde, respectivamente, um campo definido de sentido. Assim, primeiro campo: a consciência transcendental; segundo campo: a vida social; terceiro campo: a hermenêutica. O fio condutor está na intencionalidade da consciência, pressuposto de toda conferência de sentido possível. A ênfase na relação noético-noemática leva à fundamentação de uma construção social do conhecimento, pela mediação lingüística e sua conseqüente vinculação à filosofia de base hermenêutica, no esclarecimento da questão da compreensão. Résumé: Le propos de cet étude est la réalisation d’ une phénoménologie du concept du mot sens et de son importance pour la connaissance. La dissertation développe une approche systématique sur le concept rapporté employant la méthode phénomélogique et la délimitation dans trois champs de réduction, organisés en trois parties: la première partie s’ occupe de l’avenir du sens originaire dans la conscience qui détermine tous les autres sens possibles; la deuxième partie présente la fondamentation du sens par sujets sociaux et, finalement, la troisième partie développé une herméneutique du sens basée dans la question de la compréhension. Pour chacune partie il y a, respectivement, un champ défini de sens: le premier champ c’est la conscience transcendentale; le seconde champ, la vie sociale, et le troisième, l’herméneutique. Le fil conducteur est dans l’intencionalité de la conscience où le sens se constitue. La rélation noétique - noématique conduit à la fondamentation d’une construction sociale de la connaissance, avec la médiation linguistique et sa conséquente liaison avec la philosophie herméneutique, dans l’éclaircissement de la question de la compréhension.
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