Show simple item record

dc.contributor.advisorUrban, Ana Claudia, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorKmiecik, Daniele Sikora, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-21T17:38:50Z
dc.date.available2022-02-21T17:38:50Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72758
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Ana Claudia Urbanpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 16/12/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 151-160pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa teve por objetivo a investigação do processo de Aprendizagem Histórica e formação da consciência histórica de jovens estudantes do Ensino Médio, em narrativas históricas na forma de desenho, tomando por referência a perspectiva da história difícil (VON BORRIES, 2016; SCHMIDT, 2015) no campo da Educação Histórica. A partir do estruturismo metodológico (LLOYD, 1995), de uma abordagem qualitativa (BODGAN; BIKLEN, 1994; EISNER, 1998; ROCKWELL, 2011; SCHMIDT; CAINELLI, 2012) e objetivos compatíveis com a pesquisa descritiva e interpretativa, investigou o processo de Aprendizagem Histórica de jovens estudantes do Ensino Médio, com idade entre 15 e 18 anos, do Colégio Estadual Professora Iria Borges de Macedo, situado no município de Campo Magro - Paraná. Adotou procedimentos que a classificam como uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2003; TRIPP, 2005; IBIAPINA, 2008), considerando em seu processo inicial, práticas empíricas exploratórias e em seu estudo principal, o movimento teórico-metodológico da Aula Histórica (SCHMIDT, 2020). A análise dos dados da fase exploratória, considerou alguns elementos presentes na análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e análise de discurso (ORLANDI, 1999) e no estudo principal, a teoria da consciência histórica (RÜSEN, 2010a; 2012; 2014; 2015). A pesquisa revelou como os jovens estudantes mobilizam e articulam elementos da cultura escolar (FORQUIN, 1993), da cultura juvenil (SNYDERS, 1988; DUBET; MARTUCELLI, 1998) e da cultura histórica (RÜSEN, 1994) no processo de construção de narrativas históricas em forma de desenho, expressando assim sua consciência histórica e atribuindo sentido à vida prática.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aimed to the investigation of the Historical Learning process and formation of the historical conscience of young high school students, in historical narratives in the form of drawing, taking as a reference the perspective of the Burdening History (VON BORRIES, 2016; SCHMIDT, 2015) in the field of Historical Education. From a qualitative approach (BODGAN; BIKLEN, 1994; EISNER, 1998; ROCKWELL, 2011; SCHMIDT; CAINELLI, 2012), and objectives compatible with descriptive and interpretive research, investigated the Historical Learning process of young high school students, aged between 15 and 18 years old, from the Teacher Iria Borges de Macedo State High School, located in the city of Campo Magro, in the state of Paraná. Adopted procedures that classify it as action research (THIOLLENT, 2003; TRIPP, 2005; IBIAPINA, 2008), considering in its initial process exploratory practices and in its main study, the theoretical-methodological movement of the Historical Class (SCHMIDT, 2020). Data analysis considers elements present in content analysis (BARDIN, 2011), discourse analysis (ORLANDI, 1999) and theory of historical consciousness (RÜSEN, 2010a; 2012; 2014; 2015). The research revealed how young students mobilize and articulate elements of school culture (FORQUIN, 1993), youth culture (SNYDERS, 1988; DUBET; MARTUCELLI, 1998) and historical culture (RÜSEN, 1994) in the process of building historical narratives expressing in drawing form, thus expressing their historical conscience and giving meaning to practical life.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (172 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHistoria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistória (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectDidaticapt_BR
dc.subjectAprendizagem - Recursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO desenho como narrativa e a aprendizagem históricapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record