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dc.contributor.advisorCarneiro, Sônia Maria Marchiorato, 1953-pt_BR
dc.contributor.authorKlein, Angela Luciane, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-07T12:01:20Z
dc.date.available2022-04-07T12:01:20Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72753
dc.descriptionOrientadora: Profª Dra. Sônia Maria Marchiorato Carneiropt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/06/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 407-440pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente Tese enfoca a Educação Ambiental na Educação Infantil, sob o foco das Propriedades Rurais Pedagógicas. O objetivo da Pesquisa foi o de avaliar o desenvolvimento de processos reflexivos e do planejamento de experiências pedagógicas de Educação Ambiental na Educação Infantil, pelas docentes, em conexão com propriedades rurais, sob o foco da formação socioambiental cidadã das crianças pequenas. O referencial teórico enfocou os fundamentos sócio históricos e teórico-metodológicos da Educação Ambiental no mundo e no Brasil, com destaque a finalidades, objetivos, princípios, propostas de ações em conexão com a Educação Infantil e as Propriedades Rurais Pedagógicas; as concepções sócio históricas e culturais de infância e criança e, nesse contexto, as perspectivas pedagógicas na Educação Infantil e Educação-Ambiente e, ainda, questões metodológicas da Educação Ambiental na Educação Infantil; e os aspectos sócio históricos das Propriedades Rurais Pedagógicas e a sua importância para a Educação Ambiental na Educação Infantil. Tal aporte teórico fundamentou a Metodologia da Pesquisa, na linha da Pesquisa-Ação Colaborativa, desenvolvida em cinco fases, mediante a dinâmica de Círculos Dialógicos virtuais. A Análise Interpretativa dos Dados focou o desenvolvimento da Pesquisa no âmbito de cada fase, em termos de avanços e dificuldades, tendo-se em vista as reflexões-ações, pelas professoras-pesquisadoras, na relação com a Educação Ambiental-Educação Infantil e as propriedades rurais pedagógicas. As Considerações Finais evidenciaram os alcances da Pesquisa, com destaque: às mudanças quanto aos entendimentos conceituais de meio ambiente, Educação Ambiental, sustentabilidade socioambiental, cidadania socioambiental e Propriedades Rurais Pedagógicas; e o reconhecimento, pelas docentes, de seus avanços teóricos e metodológicos em relação à Educação Ambiental na Educação Infantil, em conexão com as Propriedades Rurais Pedagógicas. As Considerações Indicativas abrangeram: formação continuada das docentes, na área da Educação Ambiental crítica- Educação Infantil; engajamento e comprometimento da Secretaria da Educação do Município de Joinville, com o desenvolvimento de uma formação continuada das docentes, quanto a Educação Ambiental-Educação Infantil e o desenvolvimento de planejamentos pedagógico-didáticos relacionados às propriedades rurais; valorização de experiências corporais, exploratório-investigativas e sensoriais, tanto individuais e grupais, pelas crianças, em interação com os elementos da natureza e situações socioculturais, em vista da sua formação socioambiental cidadã; revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) quanto a Educação Ambiental-Educação Infantil, no sentido de valorizar as Propriedades Rurais Pedagógicas; participação do governo municipal e de empresas privadas, no desenvolvimento de projetos de cooperação com a Secretaria da Educação Municipal, as Instituições de Ensino e as propriedades rurais; e continuidade ao trabalho crítico-reflexivo e formativo com as docentes, seguindo o método dos Círculos Dialógicos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This Thesis focuses on Environmental Education in Child Education, under the focus of Pedagogical Farms. The objective of the Research was to evaluate the development of reflective processes and the planning of pedagogical practices of Environmental Education in the Child Education performed by teachers. It is evaluated in connection with the pedagogical farms, under the focus of social and environmental education for children. The theoretical reference is focused on the sociohistorical and theoretical methodology fundament of Environmental Education in the world and in Brazil. It highlighted the purposes, objectives, principles and proposals for actions in connection with Child Education and Pedagogical Farms. Besides, it has emphasis in the sociohistorical and cultural conceptions of childhood and children, regarding the pedagogical perspectives in Child Education and Environment and the methodological issues of Environmental Education in Child Education. Other aspects highlighted, were the sociohistorical aspects of Pedagogical Farms and its importance for Environmental Education in Child Education. This theoretical referral supported the Research Methodology, in line with the Collaborative Action-Research, developed in five phases, through the dynamics of virtual Dialogic Circles. The Interpretative Analysis of the Data focused the development of the Research in the scope of each phase, in terms of advances and difficulties. For it, was taken into account the reflections-actions, by the teachersresearchers, in the relation with the Environmental Education, Child and the pedagogical farms. The Final Considerations highlighted the advances of the Research, with emphasis on the followings: the changes in the conceptual understandings of the environment, Environmental Education, socio-environmental sustainability, socio-environmental citizenship, and Pedagogical Farms. Nevertheless, it includes the teachers' recognition of their theoretical and methodological advances regarding the Environmental Education in Child Education, in connection with the Pedagogical Farms. The Indicative Considerations involved: continuing education of teachers, in the area of critical Environmental Education - Child Education; engagement and commitment of the Education Department of the Municipality of Joinville, with the development of a continuous training of teachers, regarding Environmental Education-Child Education and the development of pedagogical-didactic plans related to pedagogical farms; appreciation of bodily experiences, exploratory-investigative and sensory experiences, both individual and group, performed by children in interaction with elements of nature and sociocultural situations concerning their social and environmental citizenship; revision of the Pedagogical Political Project regarding Environmental and Child Education, in the sense of enhancing Pedagogical Farms; participation of the municipal government and private companies in the development of cooperation projects with the Municipal Education Secretariat, Education Institutions and rural properties; and continuity of critical-reflective and formative work, with teachers following the method of Dialogic Circles.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (446 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInfância - Educaçãopt_BR
dc.subjectSustentabilidade e meio ambientept_BR
dc.subjectCidadania - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA educação ambiental na educação infantil : construção da infância socioambiental cidadã sob o foco das Propriedades Rurais Pedagógicaspt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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