A educação ambiental na educação infantil : construção da infância socioambiental cidadã sob o foco das Propriedades Rurais Pedagógicas
Resumo
Resumo: A presente Tese enfoca a Educação Ambiental na Educação Infantil, sob o foco das Propriedades Rurais Pedagógicas. O objetivo da Pesquisa foi o de avaliar o desenvolvimento de processos reflexivos e do planejamento de experiências pedagógicas de Educação Ambiental na Educação Infantil, pelas docentes, em conexão com propriedades rurais, sob o foco da formação socioambiental cidadã das crianças pequenas. O referencial teórico enfocou os fundamentos sócio históricos e teórico-metodológicos da Educação Ambiental no mundo e no Brasil, com destaque a finalidades, objetivos, princípios, propostas de ações em conexão com a Educação Infantil e as Propriedades Rurais Pedagógicas; as concepções sócio históricas e culturais de infância e criança e, nesse contexto, as perspectivas pedagógicas na Educação Infantil e Educação-Ambiente e, ainda, questões metodológicas da Educação Ambiental na Educação Infantil; e os aspectos sócio históricos das Propriedades Rurais Pedagógicas e a sua importância para a Educação Ambiental na Educação Infantil. Tal aporte teórico fundamentou a Metodologia da Pesquisa, na linha da Pesquisa-Ação Colaborativa, desenvolvida em cinco fases, mediante a dinâmica de Círculos Dialógicos virtuais. A Análise Interpretativa dos Dados focou o desenvolvimento da Pesquisa no âmbito de cada fase, em termos de avanços e dificuldades, tendo-se em vista as reflexões-ações, pelas professoras-pesquisadoras, na relação com a Educação Ambiental-Educação Infantil e as propriedades rurais pedagógicas. As Considerações Finais evidenciaram os alcances da Pesquisa, com destaque: às mudanças quanto aos entendimentos conceituais de meio ambiente, Educação Ambiental, sustentabilidade socioambiental, cidadania socioambiental e Propriedades Rurais Pedagógicas; e o reconhecimento, pelas docentes, de seus avanços teóricos e metodológicos em relação à Educação Ambiental na Educação Infantil, em conexão com as Propriedades Rurais Pedagógicas. As Considerações Indicativas abrangeram: formação continuada das docentes, na área da Educação Ambiental crítica- Educação Infantil; engajamento e comprometimento da Secretaria da Educação do Município de Joinville, com o desenvolvimento de uma formação continuada das docentes, quanto a Educação Ambiental-Educação Infantil e o desenvolvimento de planejamentos pedagógico-didáticos relacionados às propriedades rurais; valorização de experiências corporais, exploratório-investigativas e sensoriais, tanto individuais e grupais, pelas crianças, em interação com os elementos da natureza e situações socioculturais, em vista da sua formação socioambiental cidadã; revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) quanto a Educação Ambiental-Educação Infantil, no sentido de valorizar as Propriedades Rurais Pedagógicas; participação do governo municipal e de empresas privadas, no desenvolvimento de projetos de cooperação com a Secretaria da Educação Municipal, as Instituições de Ensino e as propriedades rurais; e continuidade ao trabalho crítico-reflexivo e formativo com as docentes, seguindo o método dos Círculos Dialógicos. Abstract: This Thesis focuses on Environmental Education in Child Education, under the focus of Pedagogical Farms. The objective of the Research was to evaluate the development of reflective processes and the planning of pedagogical practices of Environmental Education in the Child Education performed by teachers. It is evaluated in connection with the pedagogical farms, under the focus of social and environmental education for children. The theoretical reference is focused on the sociohistorical and theoretical methodology fundament of Environmental Education in the world and in Brazil. It highlighted the purposes, objectives, principles and proposals for actions in connection with Child Education and Pedagogical Farms. Besides, it has emphasis in the sociohistorical and cultural conceptions of childhood and children, regarding the pedagogical perspectives in Child Education and Environment and the methodological issues of Environmental Education in Child Education. Other aspects highlighted, were the sociohistorical aspects of Pedagogical Farms and its importance for Environmental Education in Child Education. This theoretical referral supported the Research Methodology, in line with the Collaborative Action-Research, developed in five phases, through the dynamics of virtual Dialogic Circles. The Interpretative Analysis of the Data focused the development of the Research in the scope of each phase, in terms of advances and difficulties. For it, was taken into account the reflections-actions, by the teachersresearchers, in the relation with the Environmental Education, Child and the pedagogical farms. The Final Considerations highlighted the advances of the Research, with emphasis on the followings: the changes in the conceptual understandings of the environment, Environmental Education, socio-environmental sustainability, socio-environmental citizenship, and Pedagogical Farms. Nevertheless, it includes the teachers' recognition of their theoretical and methodological advances regarding the Environmental Education in Child Education, in connection with the Pedagogical Farms. The Indicative Considerations involved: continuing education of teachers, in the area of critical Environmental Education - Child Education; engagement and commitment of the Education Department of the Municipality of Joinville, with the development of a continuous training of teachers, regarding Environmental Education-Child Education and the development of pedagogical-didactic plans related to pedagogical farms; appreciation of bodily experiences, exploratory-investigative and sensory experiences, both individual and group, performed by children in interaction with elements of nature and sociocultural situations concerning their social and environmental citizenship; revision of the Pedagogical Political Project regarding Environmental and Child Education, in the sense of enhancing Pedagogical Farms; participation of the municipal government and private companies in the development of cooperation projects with the Municipal Education Secretariat, Education Institutions and rural properties; and continuity of critical-reflective and formative work, with teachers following the method of Dialogic Circles.
Collections
- Teses [395]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba
Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ... -
Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
Salgado, Andressa Mattos (2012)Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ... -
O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...