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    Dans le jardin de l'ogre : erografia feminina e o sujeito-mulher em narrativas de adultério

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    R - D - KARINE DOS SANTOS SOUZA.pdf (2.863Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Souza, Karine dos Santos, 1994-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o romance Dans le jardin de l'ogre (2014) (ou No jardim do ogro, em sua tradução para o português brasileiro) da autora franco-marroquina Leïla Slimani. O foco desta análise se coloca sobre a observação de como se dá a representação do sujeito-mulher na narrativa, levando em consideração sua capacidade de agência, sua construção através de arquétipos literários e a semelhança ou dessemelhança compartilhada por ela com outras personagens literárias que tenham figurado em narrativas de adultério. Para tal, me valho da crítica literária feminista como principal ferramenta teórico-metodológica, trago também alguns conceitos da narratologia, da antropologia literária, da sociologia, entre outros; com a preocupação de fazê-los dialogar constantemente com as teóricas feministas. É neste contexto que surge o conceito da erografia feminina, ou da preocupação literária com a escrita de eros no feminino, cunhado por Destais (2006). A partir do pensamento desta e de outras teóricas, proponho a construção de uma genealogia erográfica de escritoras francesas. A minha proposta de genealogia é, obrigatoriamente, bastante limitada, mas servirá para traçar uma evolução histórica de tal abordagem temática na escrita de autoras, bem como para apontar semelhanças e diferenças em suas formas de buscar representar o desejo, e, sobretudo, o desejo feminino. Por fim, afirmo que a demanda por um status de sujeito da protagonista do romance - Adèle -, se dá justamente através do viés do desejo.
     
    Abstract: The objective of the present work is to analyze the novel Dans le jardin de l'ogre (2014) by the Franco-Moroccan writer Leïla Slimani. The focus of this analysis is on the observation of the way of representing the woman-subject (or female-subject) in the literary narrative, taking into account its capacity for agency, its construction through literary archetypes and the resemblance or dissimilarity shared between the character of the studied novel and other characters who have appeared in stories of adultery. For this, feminist literary criticism is used as the main theoretical and methodological tool, as well as the contributions of narratology, literary anthropology and sociology; always with the concern to make them dialogue constantly in the text with feminist criticism. It is in this context that the concept of feminine erography appears, invented by Destais (2006). From the thought of this theoretician in consonance with the theories of Lemaire (1994), I propose the development of an erographic genealogy of French writers. This proposition is necessarily limited, in the sense that we have here the limitation of pages of a master's dissertation and that the genealogy is only one introductory part of this work. Nevertheless, it will serve to map the historical evolution of this thematic approach in the authors' writing, as well as to show similarities and differences in their ways of seeking to represent desire and, above all, female desire. Finally, it is argued that the novel's protagonist - namely, Adèle - asks for subject status precisely through desire bias.
     
    Résumé: Le travail ci-présent a pour objectif l'analyse du roman Dans le jardin de l'ogre (2014) de l'écrivaine franco-marocaine Leïla Slimani. Le focus de cette analyse est mis sur l'observation de la façon de représenter le sujet-femme (ou sujet-féminin) dans le récit littéraire en tenant en compte sa capacité d'agentivité, sa construction à travers les archétypes littéraires et la ressemblance ou dissemblance partagée entre elle et d'autres personnages ayant figuré dans des récits d'adultère. Pour cela, on se sert de la critique littéraire féministe comme outil théorique et méthodologique principal, ainsi que des apports de la narratologie, de l'anthropologie littéraire, de la sociologie, entre autres ; toujours avec la préoccupation de les faire dialoguer constamment dans le texte avec la critique féministe. C'est dans ce contexte qui apparaît le concept d'érographie féminine, ou de la préoccupation littéraire avec l'écriture d'Eros au féminin, inventé par Destais (2006). À partir de la pensée de cette théoricienne en consonance avec les théories de Lemaire (1994), je propose l'élaboration d'une généalogie érographique des écrivaines françaises. Cette proposition est forcément limitée, dans le sens où nous avons ici la limitation de pages d'une dissertation de master et que la généalogie ne compose qu'une seule partie introductive de cette dissertation. Néanmoins, elle servira à cartographier l'évolution historique de cette approche thématique dans l'écriture des auteures, aussi bien qu'à montrer des similitudes et des différences dans leurs façons de chercher à représenter le désir et, surtout, le désir féminin. Finalement, on soutient que la demande d'un statut de sujet par la protagoniste du roman - à savoir Adèle - se donne précisément à travers le biais du désir.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/72741
    Collections
    • Dissertações [415]

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