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dc.contributor.advisorRechia, Simone, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Amanda Correia dos, 1995-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-23T15:04:28Z
dc.date.available2022-02-23T15:04:28Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72636
dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dr.a Simone Aparecida Rechiapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/06/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo investigar as possibilidades no âmbito das experiências do brincar cotidiano das crianças de Siqueira Campos/Pr, durante um período pandêmico. Nesta direção, considerou os seguintes objetivos específicos: (1) Identificar como as crianças experienciam o brincar no cotidiano na cidade; (2) Compreender a importância da brincadeira para as crianças em seus cotidianos; (3) Analisar o entendimento das crianças sobre a percepção de ?cdiade ideal?. O percurso metodológico escolhido para o estudo seguiu os pressupostos da pesquisa qualitativa, pautados sob as perspectivas teóricas de Michel de Certeau (1998), José Guilherme Cantor Magnani (2002) e Manuel Jacinto Sarmento (2018), tendo como base as técnicas de análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). Utilizou-se como instrumentos e procedimentos metodológicos para produção dos dados uma Cartilha sobre o brincar com atividades disparadoras sobre a temática. Os participantes foram dez crianças de uma escola pública da cidade de Siqueira Campos/Pr. Diante das análises apresentadas, conseguimos identificar um leque de brincadeiras que fazem parte da cultura lúdica infantil nesse contexto investigado, percebendo que elas ocupam um lugar importante na vida das crianças, mobilizando-as a diferentes aprendizagens, no entanto, dentro desse contexto pandêmico, os espaços das brincadeiras, sofreram mudanças drásticas, impondo limitações às experiências do brincar, restando às crianças o espaço da casa, do quintal e da rua. Sobre o entendimento das crianças sobre percepção de ?cdiade ideal?, foi possível perceber que, elas idealizam uma cidade dinâmica em que, nas brechas se produzem oportunidades para vivenciarem experiências lúdicas na cidade. De ?cmi a e de longe? poderíamos dizer que as crianças durante esse tempo de isolamento não estão brincando ou não encontram possibilidades de espaços para brincar. No entanto, em uma perspectiva de ?perto e de dentro? pela qual essa pesquisa se orientou, conseguimos visualizar como as crianças continuam resistindo, criando e ressignificando espaços e oportunidades para brincarem nessa cidade durante a pandemia.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The research presented here aims to investigate the possibilities within the scope of the daily play experiences of cheldren in Siqueira Campos/Pr, during a pandemic period. In this direction, it considered the following specific objectives: (1) Identify how children experience playing in everyday life in the city; (2) Understand the importance of play for children in their daily lives; (3) Analyze children's understanding of the perception of an ideal city. The methodological path chosen for the study followed the assumptions of qualitative research, based on the theoretical perspectives of Michel de Certeau (1998), José Guilherme Cantor Magnani (2002) and Manuel Jacinto Sarmento, based on the content analysis techniques proposed by Bardin (2009). We use as instruments and methodological procedures for the production of data a Playbook. The participants were ten children from a public school in the city of Siqueira Campos/Pr. Based on the analyzes presented, we were able to identify a range of games that are part of the playful culture of children in this investigated context, realizing that they occupy an important place in children's lives, mobilizing them to different learning, however, within this context, the spaces from the games, they underwent drastic changes, imposing limitations on the playing experiences, leaving the children the space of the house, the yard and the street. On the children's understanding of the perception of the ideal city, it was possible to see that they idealize a dynamic city that, in the gaps are produced, opportunities to live playful experiences in the city. From ?ab ove and from afar? we could say that children during this time are not playing or do not find possibilities of spaces to play. However, from a ?near and from within? perspective that this research was guided by, we were able to visualize how children continue to resist, creating and giving new meanings to spaces and opportunities to play in this city during the pandemic.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (134 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectCriancas - Recreaçãopt_BR
dc.subjectLazer e educação - Recreaçãopt_BR
dc.subjectCOVID-19 (doença)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleNo 'esconde-esconde" da pandemia ainda há espaço para brincadeira : o brincar na cidade de Siqueira Campos/PR durante o COVID-19pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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