Autoconhecimento a partir do Yoga na formação de educadores
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Data
2021Autor
Souza, Andreia Cavalcante de, 1983-
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Resumo: Este trabalho objetiva compreender o processo de desenvolvimento do autoconhecimento a partir do Yoga na formação de educadores. Para tanto, apresenta os seguintes objetivos específicos: realizar revisão integrativa sobre o desenvolvimento do autoconhecimento a partir do Yoga na formação de educadores; reconhecer o Yoga como metodologia de desenvolvimento do autoconhecimento e identificar a percepção de educadores do processo de desenvolvimento do autoconhecimento a partir do Yoga. Trata-se de pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica. Cinco praticantes experientes de Yoga, que também possuem experiência na área da educação, foram entrevistados através de videoconferência e preencheram formulário eletrônico com informações pessoais pertinentes à pesquisa. A análise microfenomenológica revelou que o processo de autoconhecimento a partir do Yoga foi identificado pelos participantes como uma capacidade e habilidade de perceber e de se relacionar com o mundo interno mental, corporal e sensível. O que inclui a forma de se relacionar consigo próprio e com o outro, com o mundo. Bem como a capacidade de estar cultivando esse processo de autoconhecimento, de aprendizado e de autotransformação. O desenvolvimento do autoconhecimento a partir do Yoga mostrou-se promissor na formação de educadores, tanto por sua riqueza e robustez metodológica, quanto pelas possibilidades inclusivas que permitem compor diferentes intervenções. Esse processo se evidenciou inseparável do processo pessoal, que abarca toda a vida do educador, não é apenas uma técnica a ser aplicada em sala de aula, e sim um processo profundo de conhecer e ter uma relação de ensino-aprendizagem consigo próprio e com o mundo, a partir de uma qualidade amorosa e sensível. Abstract: This work aims to understand the process of self-knowledge development through Yoga in the training of educators. To this end, it presents the following specific objectives: to carry out an integrative review on the development of self-knowledge from Yoga in the training of educators; recognize Yoga as a methodology for the development of self-knowledge and identify the perception of educators of the process of developing self-knowledge from Yoga. This is a qualitative research with a phenomenological approach. Five experienced Yoga practitioners, who also have experience in the field of education, were interviewed via videoconference and filled out an electronic form with personal information relevant to the research. The micro-phenomenological analysis revealed that the process of self-knowledge from Yoga was identified by the participants as an ability and ability to perceive and relate to the internal mental, body and sensitive world. This includes how to relate to yourself and to others, to the world. As well as the ability to be cultivating this process of self-knowledge, learning and self-transformation. The development of self-knowledge from Yoga proved to be promising in the training of educators, both for its richness and methodological robustness, as well as for the inclusive possibilities that allow composing different interventions. This process proved to be inseparable from the personal process, which encompasses the whole life of the educator, it is not just a technique to be applied in the classroom, but a deep process of knowing and having a teaching-learning relationship with oneself and with the world, from a loving and sensitive quality.
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