Efeito Ana C. : presença de Ana Cristina Cesar na poesia contemporânea brasileira
Resumo
Resumo: A poeta carioca Ana Cristina Cesar é entendida como uma referência para diversos escritores contemporâneos em atuação. Sabendo disso, o presente trabalho procura investigar como o efeito da obra da poeta marginal opera na produção de seus herdeiros, partindo de três aspectos marcantes identificados na poética de Ana C.: linguagem, corpo e feminilidade. Para isso, foram analisadas as obras de dez escritores: Alice Sant'Anna, Ana Martins Marques, Angélica Freitas, Armando Freitas Filho, Ismar Tirelli Neto, Júlia de Carvalho Hansen, Laura Liuzzi, Marcos Siscar, Marília Garcia e Nina Rizzi. Escolheu-se, então, a metodologia de entrevistas, bem como a análise dos textos poéticos dos autores, de modo a compreender os dispositivos explorados pela poeta marginal na escrita contemporânea. Comparando os textos de Ana Cristina Cesar com a obra de seus herdeiros, é possível notar que essa presença produz uma forma de enunciação mais livre e permeada pela intimidade. Para a contextualização da obra da poeta, utiliza-se como base os trabalhos de Ítalo Moriconi (1996), Maria Lucia de Barros Camargo (2003) e Annita Costa Malufe (2010 e 2011). Como fundamentação teórica do efeito, recorreu-se a obra de Wolfgang Iser, em O ato da leitura (1996), que analisa a experiência da recepção do texto a partir dos efeitos de leitura que ele produz. Além disso, de modo a entender as relações que a poesia contemporânea estabelece com a tradição literária, recorreu-se às fundamentações de Marjorie Perloff, em O gênio não original: poesia por outros meios no novo século (2013). Identificando uma linhagem estética da poesia de Ana Cristina Cesar, é possível compreender os modos como sua escrita autorizou a experimentação de certas práticas poéticas, utilizando-se da escrita missiva, da intimidade e da alteridade. Abstract: Ana Cristina Cesar is understood as a reference for several contemporary writers. The present work seeks to investigate the effect of the poet's work in the works of her heirs, starting from three striking aspects identified in Ana C.'s poetry: language, body and femininity. With that in mind, we analyzed the works of ten poets: Alice Sant'Anna, Ana Martins Marques, Angélica Freitas, Armando Freitas Filho, Ismar Tirelli Neto, Júlia de Carvalho Hansen, Laura Liuzzi, Marcos Siscar, Marília Garcia and Nina Rizzi. We chose the methodology of interviews, as well as the analysis of the each author's poetry, in order to understand the devices explored by the marginal poet in contemporary writing. Comparing the texts of the marginal author with the work of her heirs, it is possible to notice that this presence produces a freer and more intimate form of enunciation. For the contextualization of her poetry, the works of Ítalo Moriconi (1996), Maria Lucia de Barros Camargo (2003) and Annita Costa Malufe (2010 and 2011) are used as a basis. As a theoretical basis for the effect, we used the work of Wolfgang Iser in The act of reading (1996), which analyzes the experience of reception from the reading effects the text produces. In order to understand the relationships that contemporary poetry establishes with literary tradition, we took Marjorie Perloff's foundations in Unoriginal genius: poetry by other means in the new century (2013). By identifying an aesthetic lineage of Ana Cristina Cesar's poetry, it is possible to understand the ways in which her writing authorized the experimentation of poetic practices, using missive writing, intimacy and otherness.
Collections
- Dissertações [358]