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dc.contributor.authorRicordi, Jéssica da Costa, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherMoro, Catarina de Souza, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-27T18:19:04Z
dc.date.available2021-09-27T18:19:04Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/72003
dc.descriptionOrientadora: Profa. Drª.Catarina de Souza Moropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 04/12/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 179-202pt_BR
dc.description.abstractResumo: O foco deste trabalho é a utilização, transformação e ocupação dos espaços internos da escola por crianças e docentes. Constitui-se um estudo de caso realizado em uma escola municipal (modelo CAIC) situada no município de Fazenda Rio Grande - PR, que atende crianças de 4 e 5 anos (Educação Infantil) e turmas de 1º a 5º anos (Ensino Fundamental anos iniciais). A rede municipal em questão possui especificidades de atendimento, todas as crianças em idade pré-escolar, de 4 e 5 anos, e de Ensino Fundamental anos iniciais, frequentam escolas municipais em meio período. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de campo, que envolveu a observação participante, o uso de fotografia e diários de campo (como ferramentas metodológicas) para a coleta e análise dos dados. Os resultados apontaram que o uso do espaço, a organização de ambientes, o pensar a estética desse ambiente requerem esforços dos docentes quanto a preparar o espaço, observar seu uso pelas crianças, bem como escutá-las acerca desse aspecto que funda e estrutura o cotidiano educativo. Também foi possível observar a dicotomia entre: espaços que oportunizavam interações entre os pares, ocupação e transformação por docentes e crianças; e outros que limitavam a atuação docente, os movimentos das crianças e a expressividade de seus corpos. Modificar o espaço e transformá-lo para as crianças, assim como oportunizar situações de protagonismo infantil, requer uma ação sinérgica entre corpo docente, equipe pedagógica e Secretaria Municipal de Educação. Nesse sentido, as conclusões a que chegamos ratificam a importância desse espaço nas relações educativas cotidianas e servem como indicador de qualidade para a Educação Infantil e para todas as etapas da Educação Básica. Palavras-chave: Espaço. Educação Infantil. Qualidade educativa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The focus of this work is the use, transformation and occupation of the school's internal spaces by children and teachers. A case study was carried out in a municipal school (CAIC model) located in the municipality of Fazenda Rio Grande - PR, which serves children aged 4 and 5 years (Early Childhood Education) and classes from 1st and 5th classes (Elementary School, initial years). The municipal's sistem in question has specific care, all children of pre-school age, 4 and 5 years old, and elementary school in early years, attend municipal schools on a part-time basis. It is a qualitative, field research, which involved participant observation, the use of photography and field diaries (as methodological tools) for the collection and analysis of data. The results showed that the use of space, the organization of environments, thinking about the aesthetics of that environment require efforts by teachers to prepare the space, observe its use by children, as well as listen to them about this aspect that founds and structures everyday life educational. It was also possible to observe the dichotomy between: spaces that enabled interactions between peers, occupation and transformation by teachers and children; and others that limited teaching performance, children's movements and the expressiveness of their bodies. Modifying the space and transforming it for children, as well as providing opportunities for child protagonism, requires synergistic action between the teaching staff, the pedagogical team and the Municipal Department of Education. In this sense, the conclusions we reached ratify the importance of this space in everyday educational relationships serve as a quality indicator for Childhood Education and for all stages of Basic Education. Keywords: Space. Child education. Educational quality.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (204 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducaçao de crianças - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEdifícios escolares - Fazenda Rio Grande (PR)pt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAs crianças na educação infantil e o espaço da "grande escola" : um estudo de caso no município de Fazenda Rio Grande - PRpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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