dc.contributor.advisor | Soethe, Paulo Astor, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.author | Sperling, Martina, 1992- | pt_BR |
dc.contributor.other | Altmayer, Claus, 1956- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.contributor.other | Universität Leipzig | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-20T21:01:34Z | |
dc.date.available | 2021-10-20T21:01:34Z | |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/71974 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Paulo Astor Soethe | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Claus Altmayer | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 30/04/2021 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 98-102 | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Estudos Lnguísticos | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho discute a utilização de literatura e de adaptações cinematográficas para a formação estética nas aulas de Alemão como Língua Estrangeira. Essa abordagem entende que o ser humano se forma a partir de suas experiências sensoriais. Em resposta a uma tendência pragmática no ensino de línguas que foca em resultados mensuráveis e dedica pouco espaço para outras formas de aprender é que se defende a aprendizagem estética. Foram escolhidos o romance Narziss e Goldmund de Hermann Hesse e a recente adaptação cinematográfica do livro para exemplificar como se daria a aplicação didática das obras em um contexto de incentivo à formação estética. No percurso teórico apresenta-se o papel de textos literários nas aulas de Alemão como Língua Estrangeira bem como abordagens que priorizam o caráter estético das obras. Em seguida são apresentados argumentos que favorecem a presença de filmes no trabalho com literatura. O trabalho parte da perspectiva de associação entre mídias (Medienverbund) como uma opção produtiva para o uso de Narziss und Goldmund em romance e em filme em contexto didático. Para a elaboração do capítulo em que possibilidades didáticas são descritas, foi preciso realizar uma análise das obras. Por meio de perguntas comparou-se como romance e filme dão forma à história. O trabalho insere-se no campo de didática de literatura e de cinema com foco na formação estética. Palavras-chave: Alemão como Língua Estrangeira; didática; formação estética; ensino de literatura e cinema; Hermann Hesse; Narziss und Goldmund. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This work investigates the use of literature and film adaptations to promote aesthetic education in German as a Foreign Language classes. Aesthetic education assumes that human beings can develop themselves from their sensory experiences. Aesthetic education serves as a reaction to a pragmatic orientation that focuses on measurable outcomes in foreign language learning. Hermann Hesse's novel Narcissus and Goldmund and the cinematic adaptation of the book were chosen to illustrate how the didactic application of the artistic works could be done in the context of promoting aesthetic education. The theoretical basis investigates the role of literature in teaching German as a Foreign Language and presents approaches that focus on the aesthetic value of the texts. Afterwards, arguments for the presence of film in German as a Foreign Language classes are presented. This work is based on the perspective of the media association. This proves to be a productive procedure for using Narcissus and Goldmund in the media forms of novel and film in the classroom. Using question sets, the novel and the film were analyzed, examining how the story emerges in each medium. The work is classified in the fields of literature and film didactics as well as research on aesthetic education. Keywords: German as a Foreign Language; didactics; aesthetic education; didactics of literature; didactics of film; Hermann Hesse; Narcissus and Goldmund. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (102 p.) : il. (algumas color.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Alemão | pt_BR |
dc.subject | Língua alemã - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Literatura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.subject | Filme cinematografico | pt_BR |
dc.subject | Didatica | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.title | Das Potenzial von Literatur und Verfilmungen im Daf-Unterricht zur Förderung der ästhetischen Bildung am Beispiel von Narziss und Goldmund | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |