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dc.contributor.advisorGodoy, Elenilton Vieira, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorLima, Yasmin Cartaxo, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-29T19:06:42Z
dc.date.available2021-07-29T19:06:42Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/71451
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Elenilton Vieira Godoypt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 23/02/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 106-113pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo insere-se na temática Estudos Curriculares e Cultura, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Educação em Ciências e em Matemática (GEPEECM), da área de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem como objetivo - a partir da percepção de que existem vantagens e desvantagens atribuídas diferencialmente às distintas possibilidades de gêneros e orientações sexuais e que existem privilégios concedidos a uma classe dominante específica, posta como nobreza sexual - realizar um esboço de uma teoria de capital de sexualidade, bifurcando-o em capital de gênero e capital de orientação sexual, a fim de teorizar e explicitar que existem vantagens-desvantagens, benefícios-prejuízos em se identificar e performar de acordo com um determinado gênero ou ser uma de uma determinada orientação sexual dentro do contexto do campo escolar. Metodologicamente, inclui-se numa abordagem qualitativa de pesquisa, na modalidade ensaio teórico. Teoricamente, fundamenta-se em estudos sobre os diferentes tipos de capital produzidos (cultural, pugilístico, erótico) buscando elencar as convergências entre as três diferentes teorias de capital, de modo a destacar quais os elementos necessários na formulação de uma teoria de capital; em estudos interseccionais e considerando aspectos que nunca podem ser desconsiderados (como raça e classe), delimitando a nobreza sexual brasileira, grupo formado por homens, cis, brancos, heterossexuais, de classe média urbana e cristãos, sendo estes os indivíduos que possuem maiores vantagens na realidade do Brasil, que chegam a cargos de trabalho mais elevados, que possuem uma maior representatividade, que dispõe de uma existência mais digna que a de outros corpos; em estudos sobre sexualidade proporcionando a percepção de que gênero e orientação sexual possuem as suas especificidades nas diferentes formas de violências que podem ser direcionadas aos grupos que não fazem parte da nobreza sexual, podendo variar desde violências simbólicas até agressões físicas; e em estudos que visibilizaram as diferentes desvantagens associadas à sexualidade no ambiente escolar, mais particularmente, a "Pesquisa Nacional Sobre o Ambiente Educacional no Brasil 2016 - As experiências dos adolescentes e jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em nossos ambientes educacionais" realizada pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). Como resultado do capital de gênero, foi possível perceber que existe um direcionamento de meninos e meninas para cursos superiores e profissões que correspondem à divisão sexual do trabalho, sendo tal enviesamento promovido na instituição escolar. Além disso, há também uma violência de gênero sobre os corpos femininos, cis e trans, podendo ocasionar o sentimento de não pertencimento à escola e, para corpos trans, a possível expulsão do ambiente escolar. Quanto ao capital de orientação sexual, por meio de diversos estudos foi possível perceber que a escola é um local insalubre para estudantes que fogem da heterossexualidade, sendo constantes alvos de violências verbais, físicas e sexuais, além de serem foco de atos de normalização por parte do corpo pedagógico. Palavras-chave: Pierre Bourdieu. Capital de Sexualidade. Educação. Sexualidade. Gênero.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study is part of the theme Curricular Studies and Culture, of the Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Educação em Ciências e em Matemática (GEPEECM), in the Education area of the Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) of the Universidade Federal do Paraná (UFPR) and aims - based on the perception that there are advantages and disadvantages attributed differently to the different possibilities of genders and sexual orientations and that there are privileges granted to a specific dominant class, posed as sexual nobility - to carry out an outline of a theory of sexuality capital, dividing it into gender capital and sexual orientation capital, aiming to theorize and explain that there are advantagesdisadvantages, benefits-losses in identifying and performing according to a certain gender or being of a determined sexual orientation within the context of the school field. Methodologically, it is classified as a qualitative research approach, in the form of a theoretical essay. Theoretically, it is based on studies on the different types of capital produced (cultural, boxing, erotic) seeking to list the convergences between the three different theories of capital, in order to highlight which elements are necessary in the formulation of a theory of capital; in intersectional studies and considering aspects that can never be disregarded (such as race and class), delimiting the Brazilian sexual nobility, a group formed by men, cis, whites, heterosexuals, urban middle class and Christians, these being the individuals who have greater advantages in the reality of Brazil, who reach higher job positions, who have a greater representation, who have a more dignified existence than that of other bodies; in studies on sexuality providing the perception that gender and sexual orientation have their specificities in the different forms of violence that can be directed to groups that are not part of the sexual nobility, ranging from symbolic violence to physical aggression; and in studies that showed the different disadvantages associated with sexuality in the school environment, more particularly, the "Pesquisa Nacional Sobre o Ambiente Educacional no Brasil 2016 - As experiências dos adolescentes e jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em nossos ambientes educacionais" carried out by the Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). As a result of gender capital, it was possible to perceive that there is a targeting of boys and girls to College courses and professions that correspond to the sexual division of labor, with such bias being promoted in the school institution. Also, there is gender violence over female, cis and trans bodies, which may cause the feeling of not belonging to the school and, for trans bodies, the possible expulsion from the school environment. As for the capital of sexual orientation, through several studies it was possible to perceive that the school is an unhealthy place for students who escape from heterosexuality, being constant targets of verbal, physical, and sexual violence, in addition to being the focus of acts of normalization by of the pedagogical body. Palavras-chave: Pierre Bourdieu. Sexuality Capital. Education. Sexuality. Gender.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (113 p.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectOrientação sexual - Brasilpt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.subjectPreconceitospt_BR
dc.subjectDiscriminação de sexo na educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEsboço de uma teoria de capital de sexualidade no campo educacional brasileiropt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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