Selbstgesteuertes Lernen im Blended-Learning-Format : eine Analyse von Erfahrungen brasilianischer Daf-Lernender im Programm "Sprachen ohne Grenzen - Deutsch"
View/ Open
Date
2021Author
Schuster, Tatiane, 1991-
Metadata
Show full item recordSubject
Programa Idioma Sem Fronteiras (Brasil)Língua alemã - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Alemão - Conhecimentos e aprendizagem
Letras
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Dissertação DigitalAbstract
Resumo: O advento de novas tecnologias rompe barreiras geográficas, abrindo novas possibilidades para o aprendizado de uma língua estrangeira. Nesse cenário, o Blended Learning vem ganhando cada vez mais importância e se caracteriza como um modelo híbrido, ou seja, uma combinação de aulas presencias (ou face a face) com fases online (normalmente em uma plataforma de ensino). Uma maior flexibilidade, proporcionada principalmente pela escolha do tempo e do local, assim como a utilização de diferentes recursos, requererem do aluno, ao mesmo tempo, uma maior responsabilização e controle do seu processo de aprendizagem. Torna-se, portanto, fundamental que o aluno planeje, controle e avalie suas ações e faça uso de diferentes estratégias de aprendizagem. Nesse sentido, a presente pesquisa se propôs a investigar de que forma os alunos participantes de um curso de alemão como língua estrangeira na modalidade Blended Learning autorregulam a sua aprendizagem. A situação de ensino escolhida para o estudo são os cursos de A1.1 da UFPR no âmbito do Programa Idiomas sem fronteiras-Alemão (IsF-Alemão). Através de uma análise de conteúdo dos diários de estudos preenchidos pelos estudantes ao longo de todo curso, evidenciou-se as diferentes atitudes dos estudantes em cada uma das fases de autorregulação (planejamento - controle - avaliação, cf. Zimmerman 1989/2000/2013), as estratégias adotadas, bem como as dificuldades enfrentadas em seu processo de aprendizagem. Dessa forma, esta pesquisa pretende contribuir empiricamente para os estudos relacionados ao ensino/aprendizagem digital de línguas, bem como gerar importantes impulsos para futuras pesquisas. Palavras-Chave: Ensino/Aprendizagem de línguas; Alemão como Língua estrangeira (DaF); Aprendizagem digital; Blended Learning; Aprendizagem autorregulada. Abstract: The advent of new technologies breaks down geographical barriers, opening up new possibilities for learning a foreign language. In this scenario, Blended Learning is gaining increasing importance and is characterized as a hybrid model, that is, a combination of classroom classes (or face-to-face) with online phases (usually on a teaching platform). Greater flexibility, provided mainly by the choice of time and place, as well as the use of different resources, requires the student, at the same time, greater accountability and control of his/her learning process. It is, therefore, essential that the student plans, controls, and evaluates his/her actions and makes use of different learning strategies. In this sense, this research aimed to investigate how the students participating in a German as a foreign language course in the Blended Learning modality self-regulate their learning. The teaching situation chosen for the study is the A1.1 courses at UFPR under the Languages without borders - German program (IsFGerman). Through a content analysis of the study diaries completed by students throughout the course, the students' different attitudes in each of the phases of selfregulation became evident (planning - control - evaluation, see Zimmerman 1989/2000/2013), the strategies adopted, as well as the difficulties faced in their learning process. Thus, this research intends to contribute empirically to studies related to the digital teaching/learning of languages, as well as generating important impulses for future research. Keywords: Language teaching/learning; German as a Foreign Language (DaF); Digital learning; Blended Learning; Self-regulated learning.
Collections
- Dissertações [332]