Hoje é dia de interação : as estratégias de comunicação nas redes sociais do Athletico Paranaense
Resumo
Resumo: Clubes de futebol de todo o mundo fazem das redes sociais um ambiente de comunicação para manter uma relação mais próxima com seus torcedores. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender como a equipe de comunicação do referido clube usa o Twitter, procurando identificar estratégias de comunicação para engajar torcedores e possíveis atividades de relações públicas em suas postagens no perfil oficial do clube. A escolha deste perfil oficial do clube também está associada às mudanças e as interações que o clube obteve em suas redes sociais oficial em 2019. A análise foi feita em publicações de setembro de 2019 a dezembro de 2019 no Twitter por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A rede social foi escolhida por possuir o maior número de interações entre os torcedores e o clube durante a pesquisa. A metodologia é complementada com entrevistas semiestruturadas com membros da equipe responsável pela produção de conteúdo. Entre os operadores teóricos utilizados neste trabalho, destacam-se Dreyer (2015), Corrêa (2005) e Terra in Farias (2011) que se dedicam aos estudos de comunicação nas redes sociais digitais e nas relações públicas. A conta no Twitter do clube utiliza uma linguagem coloquial e no período analisado, as postagens exploravam muitos elementos visuais nas publicações
Collections
- Relações Públicas [180]