A constituição da docência para a educação escolar quilombola no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos na comunidade de João Surá-PR
Resumo
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo compreender os processos envolvidos na constituição do que aqui denominamos Docência Quilombola. Para tanto, foram investigadas ações formativas, experiências profissionais e histórias de vida de dez professoras do Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos, situado na Comunidade Quilombola de João Surá, em Adrianópolis - Paraná. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, orientada pela investigação exploratória e tendo como principal procedimento a observação-participante, com coleta de narrativas autobiográficas e entrevistas. O referencial teórico foi composto por Silva (2012), Cruz (2012), Gomes (2011), Freire (1996), Tardif (2014) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. A Docência Quilombola apreendida neste campo investigado é orientada pelas redes tecidas entre a comunidade, professoras e gestões da escola, em especial, duas delas que configuraram marco divisor para a formação das professoras e o desenvolvimento de práticas docentes que se adequam às orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Dentre as conclusões mais relevantes, destaca-se que a constituição da Docência Quilombola é realizada por professoras aquilombadas, ou seja, aquelas que não são de origem quilombola, e por quilombolas que se tornam professoras. Os dados analisados nas diferentes etapas da pesquisa apontaram que há de fato uma docência que pode ser denominada de Docência Quilombola e sua constituição se realiza a partir da vivência das professoras no território e no seu engajamento nas lutas da comunidade, respeitando-a como protagonista na efetivação da Educação Escolar Quilombola e como produtora de Educação Quilombola. Ela se inicia nos laços de compromisso político, firmados entre os diferentes atores sociais, e cada professora experiencia de forma singular as atividades desenvolvidas pela instituição e pela comunidade para compreender seu papel de educadora no território e na modalidade da EEQ. Palavras-chave: Docência Quilombola. Quilombo João Surá. Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos. Educação Escolar Quilombola. Educação Quilombola. Abstract: The present dissertation had as objective to understand the processes involved in the constitution of what we call here Quilombola Teaching. For that, training actions, professional experiences and life histories of ten teachers from the State School Quilombola Diogo Ramos, located in the Quilombola Community of João Surá in Adrianópolis - Paraná, were investigated. The research had a qualitative approach and was guided by exploratory investigation and had participant observation as its main procedure, with collection of autobiographical narratives and interviews. Using Silva (2012), Cruz (2012), Gomes (2011), Freire (1996), Tardif (2014) and the National Curricular Guidelines for Quilombola School Education as reference. Quilombola teaching learned in this investigated field is guided by the networks woven between the community, teachers and school administrations, in particular, two of them that configured a dividing point for the formation of teachers and the development of teaching practices that are adapted to guidelines of the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education. Among the most relevant conclusions, it is noteworthy that the constitution of the Quilombola Teaching is carried out by teachers who are not educated, that is, those who are not of quilombola origin and by quilombolas who become teachers. The data analyzed in the different stages of the research pointed out that there is in fact a teaching that can be called Quilombola Teaching and its constitution takes place from the experience of the teachers in the territory and their engagement in the struggles of the community respecting it as protagonist in the realization of Quilombola School Education and producer of Quilombola Education. It begins with the bonds of political commitment established between the different social actors and each teacher experiences the activities developed by the institution and the community in a unique way to understand their role as an educator in the territory and in the EEQ modality. Key-words: Quilombola teaching. Quilombo João Surá. Quilombola State College Diogo Ramos. Quilombola School Education. Quilombola Education Resumo: A presente dissertação teve como objetivo compreender os processos envolvidos na constituição do que aqui denominamos Docência Quilombola. Para tanto, foram investigadas ações formativas, experiências profissionais e histórias de vida de dez professoras do Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos, situado na Comunidade Quilombola de João Surá, em Adrianópolis - Paraná. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, orientada pela investigação exploratória e tendo como principal procedimento a observação-participante, com coleta de narrativas autobiográficas e entrevistas. O referencial teórico foi composto por Silva (2012), Cruz (2012), Gomes (2011), Freire (1996), Tardif (2014) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. A Docência Quilombola apreendida neste campo investigado é orientada pelas redes tecidas entre a comunidade, professoras e gestões da escola, em especial, duas delas que configuraram marco divisor para a formação das professoras e o desenvolvimento de práticas docentes que se adequam às orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Dentre as conclusões mais relevantes, destaca-se que a constituição da Docência Quilombola é realizada por professoras aquilombadas, ou seja, aquelas que não são de origem quilombola, e por quilombolas que se tornam professoras. Os dados analisados nas diferentes etapas da pesquisa apontaram que há de fato uma docência que pode ser denominada de Docência Quilombola e sua constituição se realiza a partir da vivência das professoras no território e no seu engajamento nas lutas da comunidade, respeitando-a como protagonista na efetivação da Educação Escolar Quilombola e como produtora de Educação Quilombola. Ela se inicia nos laços de compromisso político, firmados entre os diferentes atores sociais, e cada professora experiência de forma singular as atividades desenvolvidas pela instituição e pela comunidade para compreender seu papel de educadora no território e na modalidade da EEQ. Abstract: The present dissertation had as objective to understand the processes involved in the constitution of what we call here Quilombola Teaching. For that, training actions, professional experiences and life histories of ten teachers from the State School Quilombola Diogo Ramos, located in the Quilombola Community of João Surá in Adrianópolis - Paraná, were investigated. The research had a qualitative approach and was guided by exploratory investigation and had participant observation as its main procedure, with collection of autobiographical narratives and interviews. Using Silva (2012), Cruz (2012), Gomes (2011), Freire (1996), Tardif (2014) and the National Curricular Guidelines for Quilombola School Education as reference. Quilombola teaching learned in this investigated field is guided by the networks woven between the community, teachers and school administrations, in particular, two of them that configured a dividing point for the formation of teachers and the development of teaching practices that are adapted to guidelines of the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education. Among the most relevant conclusions, it is noteworthy that the constitution of the Quilombola Teaching is carried out by teachers who are not educated, that is, those who are not of quilombola origin and by quilombolas who become teachers. The data analyzed in the different stages of the research pointed out that there is in fact a teaching that can be called Quilombola Teaching and its constitution takes place from the experience of the teachers in the territory and their engagement in the struggles of the community respecting it as protagonist in the realization of Quilombola School Education and producer of Quilombola Education. It begins with the bonds of political commitment established between the different social actors and each teacher experiences the activities developed by the institution and the community in a unique way to understand their role as an educator in the territory and in the EEQ modality.
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