dc.description.abstract | Resumo : Enquanto os novos estudantes que ingressam nos cursos de Publicidade e Propaganda deparam-se com o cenário estagnado (MARTÍN-BARBERO, 2014), permeado de práticas institucionalizadas (BERGER, LUCKMANN, 2008), e pouco criativo (ALENCAR; FLEITH, 2004) das salas de aula nas universidades, como o período turbulento de pandemia da Covid-19 interfere nesse processo? O presente trabalho tem como objetivo identificar, sob a perspectiva discente, experiências inovadoras no processo de ensino-aprendizagem em publicidade e propaganda em modalidade de ensino remoto emergencial, em tempos de pandemia, para inspirar aulas criativas e motivadoras. Na tentativa de responder a questão: sob a percepção dos jovens publicitários em formação em Curitiba, como as experiências de ensino remoto emergencial podem oxigenar as aulas de publicidade. Nosso referencial teórico se sustenta, principalmente, em autores expoentes nas áreas de estudos sobre juventudes e educação, como Dayrell, Alencar e Jesús Martín-Barbero, além de pesquisadores do campo publicitário, como Hansen, Correa e Petermann. Estabelecemos como objeto de, estudo para cumprirmos nosso objetivo de pesquisa, os jovens estudantes de instituições de ensino superior curitibanas, mapeando o seu perfil na universidade, experiências e impressões sobre as aulas à distância em meio à pandemia. Notamos através da proposta de reflexão sobre o ambiente em que a desmotivação estudantil é exposta, com tensinamentos entre teoria e análise de dados quantitativos e qualitativos, que os professores podem utilizar o seu lugar discursivo em sala de aula, para abrir uma gestão compartilhada com os estudantes, propondo atividades formativas próximas do princípio de autoria coletiva (AMARAL; VELOSO; ROSSINI, 2019), que podem ser potencializadas e facilitadas pelas múltiplas oportunidades do ambiente digital. | pt_BR |