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dc.contributor.advisorHansen, Fábio, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.creatorCurcel, Pedro Henrique Santospt_BR
dc.date.accessioned2024-02-01T10:16:37Z
dc.date.available2024-02-01T10:16:37Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70274
dc.descriptionOrientador : Fábio Hansenpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Enquanto os novos estudantes que ingressam nos cursos de Publicidade e Propaganda deparam-se com o cenário estagnado (MARTÍN-BARBERO, 2014), permeado de práticas institucionalizadas (BERGER, LUCKMANN, 2008), e pouco criativo (ALENCAR; FLEITH, 2004) das salas de aula nas universidades, como o período turbulento de pandemia da Covid-19 interfere nesse processo? O presente trabalho tem como objetivo identificar, sob a perspectiva discente, experiências inovadoras no processo de ensino-aprendizagem em publicidade e propaganda em modalidade de ensino remoto emergencial, em tempos de pandemia, para inspirar aulas criativas e motivadoras. Na tentativa de responder a questão: sob a percepção dos jovens publicitários em formação em Curitiba, como as experiências de ensino remoto emergencial podem oxigenar as aulas de publicidade. Nosso referencial teórico se sustenta, principalmente, em autores expoentes nas áreas de estudos sobre juventudes e educação, como Dayrell, Alencar e Jesús Martín-Barbero, além de pesquisadores do campo publicitário, como Hansen, Correa e Petermann. Estabelecemos como objeto de, estudo para cumprirmos nosso objetivo de pesquisa, os jovens estudantes de instituições de ensino superior curitibanas, mapeando o seu perfil na universidade, experiências e impressões sobre as aulas à distância em meio à pandemia. Notamos através da proposta de reflexão sobre o ambiente em que a desmotivação estudantil é exposta, com tensinamentos entre teoria e análise de dados quantitativos e qualitativos, que os professores podem utilizar o seu lugar discursivo em sala de aula, para abrir uma gestão compartilhada com os estudantes, propondo atividades formativas próximas do princípio de autoria coletiva (AMARAL; VELOSO; ROSSINI, 2019), que podem ser potencializadas e facilitadas pelas múltiplas oportunidades do ambiente digital.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.titleOs jovens publicitários em (de)formação em tempos de pandemia : experiências discentes no ensino remoto emergencial de publicidade e propagandapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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