Ritos e artefatos escolares : as exposições das escolas primárias do Paraná - 1912 a 1927
Abstract
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo examinar a constituição das Exposições das escolas primárias, sobretudo os rituais e os artefatos das exposições, nos anos de 1912 a 1927 no estado do Paraná. O critério para a delimitação temporal inicial foi o marco legal instituído em setembro de 1912 por Claudino dos Santos, Diretor da Instrução Pública, quando normatiza o certame da quinta exposição das escolas primárias. O marco temporal final foi instituído em razão da realização das Exposições Escolares no âmbito da primeira Conferência Nacional de Educação organizada pela Associação Brasileira de Educação (ABE), realizada na cidade de Curitiba no ano de 1927. A dissertação está organizada em três capítulos. Inicialmente realizamos uma breve incursão na identificação das primeiras Exposições Escolares que ocorreram no estado do Paraná, a qual nos permitiu identificar que a primeira Exposição Escolar ocorreu em 1891, quando Justiniano de Mello e Silva era diretor da Instrução Pública. Mas foi Claudino Rogoberto Ferreira dos Santos, então diretor da Instrução Pública, que regulamentou as normas para a realização da quinta Exposição Escolar no de 1912, que resultou num marco na organização das Exposições Escolares no Paraná. Em segundo lugar, analisamos a participação das disciplinas de Trabalhos Manuais e Trabalhos de Agulha na constituição das Exposições Escolares, assim como os tipos de artefatos escolares em exposição. Finalmente, analisamos as Exposições Escolares em dois eventos, no Centenário da Independência, em 1922 e na Primeira Conferência Nacional de Educação, organizada pela Associação Brasileira de Educação, em 1927. Para o exame da constituição das Exposições das escolas primárias do estado do Paraná nos anos de 1912 a 1927, tomamos como referência as contribuições da historiografia educacional brasileira, bem como, dos pressupostos teórico-metodológicos decorrentes da Nova História Cultural, tais como: March Bloch (2001), Roger Chartier (2002) e Michel de Certeau (2010) e recorremos aos conceitos de representação (Chartier), rito (Rivière) e civilização (Elias). Palavras-chave: exposições escolares; Trabalhos Manuais e Trabalhos de Agulha; escolas primárias; ritos e artefatos escolares. Abstract: This dissertation aims to examine the constitution of the Expositions of primary schools, especially the rituals and artifacts of the exhibitions, in the years 1912 to 1927 in the state of Paraná. The criterion for the initial temporal delimitation was the legal framework instituted in September 1912 by Claudino dos Santos, Director of Public Education, when it regulates the event of the fifth exhibition of primary schools. The final time frame was instituted due to the holding of School Expositions in the scope of the first National Education Conference organized by the Brazilian Education Association (ABE), held in the city of Curitiba in 1927. The dissertation is organized in three chapters. Initially, we made a brief foray into the identification of the first School Exhibitions that took place in the state of Paraná, which allowed us to identify that the first School Exhibition took place in 1891, when Justiniano de Mello e Silva was director of Public Instruction. But it was Claudino Rogoberto Ferreira dos Santos, then director of Public Instruction, who regulated the rules for the holding of the fifth School Exhibition in 1912, which resulted in a milestone in the organization of School Expositions in Paraná. Secondly, we analyzed the participation of the disciplines of Handwork and Needlework in the constitution of School Exhibitions, as well as the types of school artifacts on display. Finally, we analyzed the School Expositions in two events, at the Centenary of Independence, in 1922 and at the First National Conference on Education, organized by the Brazilian Education Association, in 1927. To examine the constitution of the Expositions of the primary schools of the state of Paraná in years from 1912 to 1927, we used the contributions of Brazilian educational historiography, as well as the theoreticalmethodological assumptions arising from the New Cultural History, such as: March Bloch (2001), Roger Chartier (2002) and Michel de Certeau (2010) and we resort to the concepts of representation (Chartier), rite (Rivière) and civilization (Elias). Keywords: school exhibitions; handicrafts and needlework; primary schools; school artifacts.
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