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dc.contributor.authorRodrigues, Ana Julia Luchtpt_BR
dc.contributor.otherCoutinho, Ângela Scalabrin, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-30T19:15:55Z
dc.date.available2021-03-30T19:15:55Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69901
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Angela Maria Scalabrin Coutinhopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/09/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 292-305pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo tem por objeto de pesquisa o processo de construção do espaço da creche a partir de uma análise das materialidades e das ações dos bebês. A investigação sustenta-se em um quadro teórico interdisciplinar, mobilizando conceitos provenientes do campo da educação, da sociologia, da geografia e da antropologia. O diálogo entre os diferentes referenciais teóricos adotados ocorre a partir dos princípios da diferença, da pedagogia da infância e das pesquisas com crianças. Assim, este estudo tem por objetivo compreender o processo de construção do espaço da creche por meio das relações construídas entre os bebês e a(s) materialidade(s). A fim de atender ao objetivo proposto, realizou-se um estudo etnográfico com bebês de 13 a 23 meses em uma instituição pública de educação infantil do munícipio de Curitiba (PR) durante o ano de 2019. Como ferramentas e procedimentos de pesquisa, foi realizado amplo levantamento bibliográfico sobre a temática do espaço e da creche, observação participante, elaboração de um diário de campo, registros fotográficos e audiovisuais, entrevistas com as professoras do berçário e com a diretora da instituição, assim como a contagem e catalogação dos materiais disponíveis no centro municipal de educação infantil em que se realizou a pesquisa. A investigação teve início com um estudo exploratório, o qual viabilizou a pesquisa de campo. O processo de inventariar e categorizar as materialidades ofertadas aos bebês e disponibilizadas na instituição permitiu que o espaço fosse compreendido como uma categoria porosa e dinâmica, permanentemente em transformação. A análise dos processos de constituição do acervo deu visibilidade aos desafios de preservação da infraestrutura e renovação do acervo material, apontando para o isolamento da instituição, como um efeito dos processos de descentralização de recursos financeiros. Do mesmo modo, observou-se a apropriação criativa feita pelos adultos dos diferentes espaços e materiais aos quais têm acesso. As relações entre os bebês e a(s) materialidade(s), por sua vez, permitiram uma reflexão acerca da dimensão material da experiência humana e das práticas da cultura das bebês, por meio das quais a creche se transforma de um lugar para os bebês, em um lugar deles. Como práticas culturais e materiais dos bebês, foi dado destaque para o perambular, os usos funcionais das coisas e as coreografias do brincar. Observou-se que as relações entre os bebês e as materialidades se dão a partir dos emaranhados material-semióticos a partir dos quais eles se constituem e constroem o espaço, sendo necessário mobilizar conceitos que reconheçam esta indissociabilidade entre as ideias e a materialidade. Da mesma forma, o movimento e aspectos não-representáveis da experiência humana devem ser considerados no processo de observação dos bebês e análise de suas ações. A acolhida do imprevisto e o reconhecimento dos convites feitos pela matéria se tornam latentes nos eventos do brincar e nos encontros efêmeros vividos pelos bebês. A partir destes resultados, apresenta-se um conjunto de orientações propositivas para a organização do espaço da creche, as quais acolhem e favorecem as práticas infantis, garantindo e promovendo os direitos das crianças, desde bebês. Palavras-chave: Pesquisa com bebês. Critérios de qualidade. Materialidade. Creche. Espaço.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The object of this research is the process of construction of the nursery school space, focusing on the materiality and babies' agency. Based on an interdisciplinary theoretical approach, this investigation deploys concepts derived from the field of education, sociology, geography and anthropology. The dialogue among the different theoretical references occurs through the principles of difference, early childhood education and research with children. This study aims to understand the process of construction of the nursery school space through the relations established between babies and materialities. It was realized an ethnographical study with babies of 13 up to 23 months at a nursery school of the city of Curitiba (PR) during the year of 2019. The main tools and research procedures were large bibliographical research, participant observation, field journal, photos and videos, interviews with the babies' teachers and the head teacher, as well as an inventory of the materials and furniture available at the nursery school. The investigation was sustained by an exploratory study. The space has been perceived as a porous and dynamic category, which is continuously changing. By looking at the inventory, it was noticed how adults make creative appropriations of spaces and materials to which they have access and its analysis has given visibility do the challenges of preservation and renovation of the material inventory, pointing to the isolation of the nursery school as an effect of the decentralization processes of financial resources. The relations established between babies and materialities have allowed a reflection about the material dimension of the human experience and the practices of babies' cultures, through which the space becomes their place instead of a place for them. It has also been highlighted the practices of wandering, the functional systems created by the babies and the choreographies of play. It has been noticed that the interactions between babies and things occur through the material-semiotic entanglements from which they constitute themselves and construct the lived space. This research shows that it is necessary to deploy concepts that recognize the indissociability of materiality and ideas. In the same way, movement and non-representable dimensions of the human experiences must be considered in the processes of babies' observation and at the analysis of their actions. The acceptance of unforeseeable events and the recognition of the material invitations become visible at the play events and the ephemeral encounters lived by babies. To conclude, there are presented some prospective suggestions for the organization of the nursery school space, which include and foster childhood practices, guaranteeing and promoting babies' rights. Keywords: Research with babies. Quality Criteria. Materiality. Nursery School. Space.pt_BR
dc.format.extent322 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCreches - Controle de qualidadept_BR
dc.subjectCrechespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleMaterialidade(s) e os bebês : um estudo sobre suas ações e a construção do espaço da crechept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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