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dc.contributor.authorLima, Camila Bourguignon de, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherKnoblauch, Adriane, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-04T22:33:34Z
dc.date.available2021-01-04T22:33:34Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69136
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Adriane Knoblauchpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 20/08/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 213-227pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho aborda a relação entre a competência artística dos professores de artes visuais e os procedimentos didático-metodológicos. Tendo em vista que a arte constitui a chamada cultura escolar, analisam-se os procedimentos didáticometodológicos utilizados na disciplina de arte no ensino fundamental II, em escola pública e particular, em relação à competência artística dos professores egressos da Licenciatura em artes visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR. A metodologia empregada é pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de caso, atendendo as seguintes etapas: pesquisa bibliográfica, documental, questionário, observação e entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. O universo de pesquisa compõe-se de quatro colégios: dois públicos estaduais (periférico e central) e dois particulares (periférico e central) de Ponta Grossa - PR. Neste contexto, os sujeitos de pesquisa são quatro professores graduados na Licenciatura em artes visuais da UEPG que atuam no ensino fundamental II. Os depoimentos dos quatro professores foram processados no software IRAMUTEQ e submetidos à análise de conteúdo. Os principais autores utilizados para análise das concepções de disposição estética, competência artística, socialização da arte, cultura escolar e socialização profissional para docência são, respectivamente: Bourdieu (1996; 2003; 2010; 2015; 2017); Bourdieu e Darbel (2007); Canclini (1980; 1995; 2011); Porcher (1982); Forquin (1982; 1993); Marcelo García (1999) e Gimeno Sacristán (1999). Parte-se do pressuposto que a competência artística do professor de artes visuais resulta de três elementos principais: a trajetória social, a formação acadêmica e a socialização profissional para a docência. A competência artística refere-se à apropriação dos mecanismos de decifração da arte, que resulta das disposições estéticas incorporadas ao longo das experiências diferenciais de vida e dos instrumentos de decodificação da arte, apreendidos por meio de métodos e técnicas racionais. A competência referese à instrução sistemática e estruturada por uma instituição (BOURDIEU; BOLTANSKI, 2015), portanto, não se trata de uma investigação somente sobre o habitus ou capital cultural dos professores (das condições sociais e ações organizadoras da própria estrutura de mundo para disposições estéticas), mas sim, parte da prerrogativa de que a apreciação estética de professores é dotada de sentido porque foram mediados pelo setor educativo - uma instância socializadora que funciona para produzir produtores competentes. A pesquisa constata que a competência artística dos professores de artes visuais não tem relação com a força qualificada do seu trabalho - a formação e socialização profissional e as estratégias de aquisição de conhecimento específico e continuação educacional. A experiência estética que os professores de artes visuais adquiriram através da formação universitária não é suportada pelos esquemas de interpretação disponíveis, ou seja, os professores aprendem e ensinam códigos que não possuem. Os esquemas de interpretação dos quais os professores dispõem (o que constitui sua cultura) advém da cultura de massa, mas a formação em artes visuais é qualificada por uma cifra de natureza centro-ocidental (europeia e norte-americana), reservando aos procedimentos didático-metodológicos um conjunto de categorias artísticas que tende a seguir um modelo de reprodução cultural. Palavras-chave: Competência Artística. Formação de Professores. Socialização Profissional. Cultura Escolar. Artes Visuais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work aims to understand the relationship between the artistic competence of teachers of visual arts and the didactic-methodological procedures. Bearing in mind that art constitutes the so-called school culture, the didactic-methodological procedures used in the discipline of art in elementary education II (final years), in public and private schools, are analyzed in relation to the artistic competence of teachers graduating from the Degree in Visual Arts of State University of Ponta Grossa-PR. The methodology used is qualitative research, in the case study modality, taking into account the following steps: bibliographical, documentary research, survey, observation and semi-structured interview and content analysis. The research universe consists of four schools: two state publics (peripheral and central) and two private ones (peripheral and central) from Ponta Grossa - PR. In this context, the research subjects are four professors with a degree in Visual Arts from UEPG who work in elementary school II. The testimonies of the four teachers were processed using the IRAMUTEQ software and submitted to content analysis. The main authors used to analyze the concepts of aesthetic disposition, artistic competence, socialization of art, school culture and professional socialization for teaching are, respectively: Bourdieu (1996; 2003; 2010; 2015; 2017); Bourdieu and Darbel (2007); Canclini (1980; 1995; 2011); Porcher (1982); Forquin (1982; 1993); Marcelo García (1999) and Gimeno Sacristán (1999). It is assumed that the artistic competence of the visual arts teacher results from three main elements: social trajectory, academic training and professional socialization for teaching. Artistic competence refers to the appropriation of the deciphering mechanisms of art, which results from the aesthetic dispositions incorporated throughout the different life experiences and from the decoding instruments of art, apprehended through rational methods and techniques. Competence refers to systematic and structured instruction by an institution. (BOURDIEU; BOLTANSKI, 2015). Therefore, it is not an investigation only of the teachers' habitus or cultural capital (of social conditions and organizing actions of the world structure itself for aesthetic dispositions), but part of the prerogative that the aesthetic appreciation of teachers is endowed with meaning because they were mediated by the education sector - a socializing instance that works to produce competent producers. The research finds that the artistic competence of visual arts teachers is not related to the qualified strength of their work - professional training and socialization and strategies for acquiring specific knowledge and continuing education. The aesthetic experience that visual arts teachers acquired through university training is not supported by the available interpretation schemes, that is, teachers learn and teach codes they do not have. The interpretation schemes that teachers have (what constitutes their culture) come from mass culture, but training in visual arts is qualified by a figure of a centralwestern nature (European and North American), reserving didactic proceduresmethodological a set of artistic categories that tends to follow a model of cultural reproduction. Keywords: Artistic competence. Teacher education. Professional socialization. School culture. Visual art.pt_BR
dc.format.extent254 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de artept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectArte e educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA competência artística do professor de artes visuais e os procedimentos didático-metodológicos : um estudo de caso de professores egressos da UEPG-PRpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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