A trajetória de Um bonde chamado desejo no teatro brasileiro : estudo de recepção aplicada
Visualizar/ Abrir
Data
2020Autor
Oliveira, Rafael Francisco Fonseca de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Esta dissertação é referente a uma pesquisa de recepção aplicada à peça Um bonde chamado desejo (1947), do dramaturgo norte-americano Tennessee Williams, que foi montada diversas vezes no Brasil, por importantes companhias teatrais, entre 1948 e 2018. A fim de compreender como o meio teatral brasileiro, ao longo de sete décadas, assimilou esse aclamado texto dramático do teatro do pós-guerra americano, foi realizado um levantamento de relatos pessoais que revelam o que os diretores, atrizes, atores e outros profissionais, envolvidos nas montagens arroladas, observaram sobre seus aspectos narrativos e sobre sua constituição estética realista-naturalista. Para complementar esses relatos, programas teatrais da peça foram consultados com o intuito de se coletar informações e dados pertinentes às montagens e à concepção atistica desses agentes criativos. Também foi realizada uma pesquisa, em periódicos, com o intuito de verificar o que a crítica teatral especializada produziu sobre as propriedades literárias e a encenação da peça. A partir da análise dos relatos e dos documentos obtidos foi possível completar algumas lacunas da trajetória que Um bonde chamado desejo percorreu no tempo e no espaço geográfico brasileiro. Os resultados da pesquisa demonstram que a peça foi relevante para o processo de modernização do teatro brasileiro, colaborando para o desenvolvimento cultural dos agentes criativos e dos espectadores de modo geral. Palavras-chave: Dramaturgia. Tennessee Williams. Recepção. Agentes Criativos. Abstract: This dissertation refers to how was the reception of the play A Streetcar Named Desire (1947), by the American playwright Tennessee Williams, in Brazil. Between 1948 and 2018, important theatrical companies produced the play. To understand how the Brazilian theatrical environment, over seven decades, assimilated this acclaimed dramatic text from the post-war American theater, a survey of personal opinions was carried out. It reveals what directors, actresses, actors and other professionals spoke about the narrative aspects and about the realistic-naturalist aesthetic constitution of the play. To complement their declarations, the theatrical programs of the play were consulted in order to collect information and data relevant to the productions and the lives of these creative agents. A research was also carried out in periodicals in order to verify what the specialized theatrical critics wrote about the literary properties and the staging of the play. From the analysis of the reports and documents obtained, it was possible to complete some gaps in the trajectory that A Streetcar Named Desire have gone through in time and in the Brazilian geographic territory. The results of the research demonstrate that the play was relevant to the modernization of the Brazilian theater, contributing to the cultural development of creative agents and the theatergoers in general. Keywords: Dramaturgy. Tennessee Williams. Reception. Creative Agents.
Collections
- Dissertações [387]