Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Thaís Ananda dos, 1991-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-04T22:42:24Z
dc.date.available2021-01-04T22:42:24Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69051
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garciapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 18/02/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 97-103pt_BR
dc.description.abstractResumo: A magnitude assumida pelos livros didáticos no contexto educacional brasileiro em função do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, que os distribui para todos os alunos e professores das escolas públicas do Brasil, faz com que o processo de escolha dos mesmos pelos professores seja uma de suas etapas mais significativas e importantes. Nesse sentido, disponibilizar aos professores elementos e ferramentas que os auxiliem no processo de escolha dos livros didáticos com os quais ele estabeleça um diálogo mais próximo e se identifique, se torna fundamental para que sua relação com os livros escolhidos seja a mais profícua, em benefício, principalmente dos alunos. Visando contribuir com esse processo, desenvolveu-se uma pesquisa que teve como objetivo identificar como se manifestam as concepções pedagógicas nos livros de Física da edição do PNLD 2018. Para tanto, tomando-se como referência as concepções pedagógicas propostas por Dermeval Saviani - Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovadora, Pedagogia Tecnicista e Pedagogia Neoprodutivista - foi elaborado um instrumento que pudesse auxiliar os professores na avaliação de livros didáticos de Física. O instrumento, estruturado em blocos, apresenta questões que permitem identificar as concepções pedagógicas que predominam nos livros didáticos analisados. Aplicado aos livros didáticos de Física aprovados no PNLD de 2018 mais escolhidos pelos professores, verificou-se que os mesmos apresentam indícios de todas as concepções pedagógicas, sendo sua organização predominantemente pautada na pedagogia tradicional. Palavras-chave: Concepções pedagógicas. Livro didático de Física. PNLD. Dermeval Saviani. Escolha de livro didáticopt_BR
dc.description.abstractAbstract: The magnitude assumed by textbooks in the Brazilian educational context due to the National Textbook Program - PNLD, which distributes them to all students and teachers in public schools in Brazil, makes the process of choosing them by teachers be one of its most significant and important stages. In this sense, making available to teachers elements and tools that help him in the process of choosing textbooks with which he establishes a closer dialogue and identifies himself, becomes essential for his relationship with the chosen books to be the most fruitful, for the benefit, mainly from students. This work presents the results of a research that aimed to identify which and how the pedagogical concepts are manifested in the Physics textbooks of the PNLD 2018 edition. Therefore, taking as a reference the pedagogical concepts proposed by Dermeval Saviani - Traditional Pedagogy, Renovating Pedagogy, Technicist Pedagogy and Neoprodutivist Pedagogy - an instrument was developed that can assist teachers in the evaluation of Physics textbooks. The instrument, structured in blocks, presents questions that allow identifying the pedagogical concepts that predominate in the analyzed textbooks. Applied to the Physics textbooks approved in the PNLD of 2018 most chosen by teachers, it was found that they show evidence of all pedagogical concepts, their organization being predominantly based on traditional pedagogy. Keywords: Pedagogical Conceptions. Physics Textbooks. PNLD. Dermeval Saviani, Textbook choice.pt_BR
dc.format.extent103 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFísica - Livros didaticospt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleConcepções pedagógicas nos livros didáticos de física : um estudo de caso do PNLD 2018pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples