Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLopes, Sérgio Ricardo Santos, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherJasinski, Isabel Cristina, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-10-27T21:27:49Z
dc.date.available2020-10-27T21:27:49Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68882
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Isabel Cristina Jasinskipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 30/04/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 108-110pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação analisa os deslocamentos no romance Los detectives salvajes (1998), do escritor chileno Roberto Bolaño, com base nos conceitos teóricos de des(re)territorialização de Gilles Deleuze e Félix Guattari (1995). Perseguimos esses deslocamentos no espaço, na linguagem das personagens e na sua mobilidade física, inclusive na linha narrativa, para saber como eles atuam no romance e quais são as possíveis repercussões na obra. A estratégia de entrar na obra pelo viés dos deslocamentos tem o propósito de evidenciar que ela está marcada justamente por essa mobilidade, tão característica do final do século XX. Dessa forma, também colocamos uma relevância na problemática dos sujeitos empurrados pelas convulsões sociais da América Latina a migrar - acontecimentos fundamentais para entender a produção literária do continente e a própria biografia do autor. Acreditamos que os deslocamentos nos direcionam para a discussão da metaliteratura no romance, as variadas análises e relações que dizem respeito à literatura são fomentadas pelo trânsito das personagens. A literatura faz com que as personagens se movam pela cidade, busquem uma escritora perdida no norte do México e desistam da vida que levam. Por meio das implicações do trânsito das personagens, podemos pensar o romance como uma epopeia do fracasso e da desilusão de uma geração de escritores que não conseguiram se firmar como uma resposta àquilo que criticavam. Palavras-chave: Los detectives salvajes. Roberto Bolaño. Literatura em Língua Espanhola. Deslocamentos. Des(Re)Territorialização.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation analyses the displacements in the novel Los detectives salvajes (1998), by the Chilean writer Roberto Bolaño, based on the theoretical concepts of de(re)territorialization by Gilles Deleuze and Félix Guattari (1995). We follow these displacements in space, in the language of the characters and in their physical mobility, even in the narrative line, to know how they act in the novel and what are the possible repercusisons on this work. The strategy of entering the work from the perspective of displacement is intended to show that it is marked precisely by this mobility, so characteristic of the late 20th century. In this way, we also place relevance on the problem of subjects pushed by social upheavals in Latin America to migrate - events which are fundamental to understanding the continent's literary production and the author's own biography. We believe that the displacements direct us to the discussion of metaliterature in the novel, the varied analyses and relations that concern literature are fomented by the transit of the characters. Literature causes the characters to move around the city, look for a writer lost in northern Mexico and give up the life they lead. Through the implications of the characters' transit, we can think of the novel as an epic of failure and disillusionment for a generation of writers who failed to establish themselves as a response to what they criticized. Keywords: Los detectives salvajes. Roberto Bolaño. Literature in Spanish Language. Displacements. De(Re)Territorialization.pt_BR
dc.description.abstractRESUMEN: Esta disertación analiza los desplazamientos en la novela de Los detectives salvajes (1998), del escritor chileno Roberto Bolaño, en base a los conceptos teóricos de des(re)territorialización de Gilles Deleuze y Félix Guattari (1995). Perseguimos esos desplazamientos en el espacio, en el lenguaje de los personajes y en su movilidad física, incluso en la línea narrativa, para saber cómo ellos actúan en la novela y cuáles son las posibles repercusiones en la obra. La estrategia de entrar en la obra desde la perspectiva de los desplazamientos tiene el propósito de poner en evidencia que ella está marcada justamente por esa movilidad, tan característica de finales del siglo XX. De esa forma, también colocamos una relevancia en la problemática de los sujetos empujados por las convulsiones sociales de América Latina a migrar - hechos fundamentales para entender la producción literaria del continente y la propia biografía del autor. Creemos que los desplazamientos nos direccionan hacia una discusión sobre la metaliteratura en la novela, a variados análisis y relaciones al respecto de la literatura que vienen fomentadas por el tránsito de los personajes. La literatura hace que los personajes se muevan por la ciudad, busquen a una escritora perdida en el norte de México y desistan de la vida que llevan. Por medio de las implicaciones del tránsito de los personajes, podemos pensar la novela como una epopeya del fracaso y de la desilusión de una generación de escritores que no consiguieron afirmarse como una respuesta a aquello que criticaban. Palabras clave: Los detectives salvajes. Roberto Bolaño. Literatura en Lengua española. Desplazamientos. Des(Re)Territorializaciónpt_BR
dc.format.extent110 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRomance chilenopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectBolaño, Roberto, 1953-2003pt_BR
dc.subjectLiteratura chilena - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.titleOs deslocamentos em Los Detectives Salvajes de Roberto Bolañopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples