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dc.contributor.advisorAlves, Wilson João Marcioníliopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Valdevino Maria dospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolarpt_BR
dc.date.accessioned2021-01-18T17:32:42Z
dc.date.available2021-01-18T17:32:42Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68600
dc.descriptionOrientador : Wilson João Marcionílio Alvespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.description.abstractResumo: A dissertação sobre o tema proposto abordou a indisciplina com enfoque do aluno que assim foi por ter problemas e por ser seu problema. Ao discorrer sobre esses enfoques, percebeu-se que ambos contribuíram para com a ruptura das regras sociais convencionais os quais ditaram como deviam ser as atitudes humanas para que pudessem ser considerados disciplinados. E, tais confirmações aconteceram, porque houve uma proposta de trabalho que abrangeu a pesquisa bibliográfica, conceitual, de causa e consequências, amparadas e ratificadas através de questionários entregues à supervisão, aos professores, aos pais e aos alunos, caracterizando, assim, a pesquisa de campo. Portanto, a organização dessa dissertação deu-se através de subtítulos como conceito histórico sobre a indisciplina e os rótulos atribuídos aos seres humanos - alunos, que foram caracterizados em vândalos, violentos e perturbadores da ordem; indisciplinados por tendência natural e indisciplinados por determinação do meio; a influência da indisciplina graças à: sociedade e escola, em que a culpabilidade estava sempre voltada aos amigos, mídia e meio; família em que esta estava preocupada com o filho e também com os afazeres fora de casa, principalmente a mulher. Também se observou que sempre ela, família, achou que a escola deveria resolver os problemas do filho, quando esse foi de ordem de educação e aprendizagem; relação professor e aluno que, registrou-se a contradição entre os encaminhamentos metodológicos e as expectativas dos alunos; relação aluno - aluno que enfatizou a convivência grupal, segundo o comportamento, e também a necessidade de se relacionar com o diferente; a indisciplina causada pelo aluno problema o problema dele, que evidenciou características patológicas, de conduta e da impossibilidade de adequação às normas sociais; concepção dos pesquisadores que, em síntese, argumentaram sobre os fatores de ordem cultural e social como base para o efeito indisciplina; medidas sócio-educativas que enfocaram leis, normativas e suas transformações com o passar do tempo e análise dos gráficos, a partir, da concepção do povo e da voz do povo, formado por supervisores, professores, pais e alunos. Logo, um dos maiores objetivos da dissertação monográfica foi, a partir de estudos bibliográficos e análise de dados via questionários, sugerir um trabalho disciplinar que evidenciou o real processo ensino - aprendizagem e, concomitantemente, o prazer de ser um "eterno aprendiz".pt_BR
dc.format.extent38 f. : il., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.titleIndisciplina nas escolaspt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


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