A instituição dos conselhos escolares e a gestão democrática na escola
Resumo
Resumo: Este artigo apresenta a experiência de uma rede municipal de educação e a constituição dos seus Conselhos Escolares e discute uma análise sobre concepções de democracia construídas nesse contexto de gestão democrática, instituído pelos próprios documentos oficiais, autores e pelos sujeitos/comunidade escolar. Utilizando uma abordagem da pesquisa-ação, onde a intervenção foi a oportunização de uma formação continuada ofertada pela Secretaria Municipal de Educação durante o ano de 2009 aos gestores e equipes das escolas, pretendeuse contribuir para reflexão sobre a democracia e a implementação de conselhos democráticos e autônomos que possam também contribuir para uma gestão mais participativa na escola. O presente artigo apresenta o trabalho desenvolvido, impressões dos participantes e propõe uma reflexão sobre a importância e a necessidade de oportunizar momentos de discussão entre os gestores e comunidade escolar, para o desenvolvimento de uma gestão democrática nas instituições escolares sendo que esta não se faz apenas por decreto ou aprovação de uma legislação que deve ser cumprida. Ela é muito mais complexa e desafiadora, principalmente quando se propõe uma democracia que não é apenas representativa e "compartilhada" como estamos acostumados, onde O poder prevalece no sentido de luta por interesses próprios e particulares, mas onde os atores desse processo têm consciência de que podem organizar a comunidade em tomo da escola tomando-se instrumentos para execução do projeto de autonomia da instituição escolar. O desafio que se busca é de uma democracia que luta pelos direitos de todos, ou seja, principalmente o interesse daqueles a quem se representa tendo também o gestor consciência de que ele foi eleito para representar.
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- Gestão Escolar [99]