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dc.contributor.advisorPedra, Jose Alberto, 1947-pt_BR
dc.contributor.authorMoro, Vera Luiza, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-18T18:25:42Z
dc.date.available2022-08-18T18:25:42Z
dc.date.issued1998pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68400
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Alberto Pedrapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 200-202pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho está inserido na área de concentração de Currículo do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná, tendo como objetivo descrever como as instituições mantenedoras dos cursos de Educação Física no Estado do Paraná responderam às novas exigências legais, e como estabeleceram seus conteúdos curriculares, após a Resolução nº 03/87 do Conselho Federal de Educação. Caracterizado como um estudo descritivo comparativo, utilizou-se do Sistema de Análise Quantitativa do Currículo Nominal (SAQCN), para analisar as alterações das características básicas, a ênfase dada para diferentes conjuntos disciplinares, e as semelhanças e diferenças existentes entre os currículos que compuseram este estudo. Concluiu-se com este estudo que não houve mudanças na orientação paradigmática da Educação Física, após a homologação da Resolução nº 03/87 do Conselho Federal de Educação, permanecendo os currículos desportivizados e com forte influência da área biológica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work in the Area of Concentration of School Curriculum belonging to the Post-Graduation Program of the Federal University of Paraná, has as its main goal to describe how the graduation courses of Physical Education in the State of Paraná answered to the new legal demands and set up the curricular demands according to the Resolution 03/87 of the National Council of Education. Characterized as a comparative descriptive study, it was mode use of the Nominal Curriculum of Quantitative Analysis System (Sistema de Análise Quantitativa do Currículo Nominal - SAQCN), to analyze the alteration of the basic characteristics, the emphasis given to each different curriculum sets, and the resemblance and dissimilarity existent between the curriculums enclosed in this study. The follows with this study that there were no changes at the Physical Education Paradigmatic orientation, after the legal ratification of the Resolution 03/87 of the National Council of Education, remaining the curriculums related to sports and under high influence of the Biological Area.pt_BR
dc.format.extent202 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação fisica - Curriculos - Paranápt_BR
dc.subjectCurriculos - Educação - Paranápt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA organização curricular dos cursos de graduação em educação física no Paraná, após a resolução nº 03/87 do Conselho Federal de Educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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