Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBufrem, Leilah Santiago, 1942-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Rita de Cássia Gonçalves Pacheco dospt_BR
dc.contributor.otherSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-17T16:08:51Z
dc.date.available2022-08-17T16:08:51Z
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68386
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Leilah Santiago Bufrempt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Prof.ª Dr.ª M. Auxiliadora M. S. Schmidtpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 74-80pt_BR
dc.descriptionÁrea de Concentração: Conhecimento e Saberes nas Práticas Escolarespt_BR
dc.description.abstractResumo: Analisa o acervo da Biblioteca do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto de Curitiba, incluindo sua constituição e as possibilidades de leitura decorrentes do mesmo. A pesquisa do material de análise concentrou-se nas obras relacionadas às áreas de História e de Historiografia representadas tematicamente segundo os critérios de Classificação de DEWEY (CDD). As pesquisas foram realizadas na Biblioteca do IEPPEP onde foram levantados os títulos didáticos de História e de Estudos Sociais e dos títulos relativos à produção Historiográfica. Verificou-se o número de alunos inscritos na Biblioteca, distinguindo-se entre os do curso diurno e do noturno, para identificar os livros do acervo específico consultados. Realizou-se entrevista com a bibliotecária do referido Instituto para conhecer a realidade da Biblioteca. Levanta e analisa as mais relevantes contribuições de autores sobre a questão da cultura, das leituras e das suas possibilidades, assim como sobre a importância da biblioteca escolar como fator relevante na formação profissional do egresso do curso do Magistério. Analisa o acervo específico, observando aspectos como a vida média da literatura por meio de análise bibliométrica, representatividade dos autores, áreas e autores privilegiados nas seis fases históricas do IEPPEP, origem das obras, local de publicação e editoras mais representadas no acervo. Levanta as obras emprestadas pelos alunos egressos e faz a relação entre o acervo e os empréstimos. Apoia-se em dados quantitativos para a análise do corpus constituído por 2638 obras, pelo que determina algumas considerações finais, sendo contatada uma grande presença de autores de livros didáticos relativos as subcategorias História Geral e do Brasil e um número reduzido de autores de livros didáticos relativos as subcategoria História do Paraná e Estudos Sociais. Foi constatada também a presença de autores de livros de Historiografia considerados clássicos. A vida média do acervo, acima de quinze anos para as obras da categoria História, e de 25 anos para a categoria Historiografia, foi considerada clássica. Considera ainda a existência de uma inversão no papel da biblioteca escolar, pois ela se apresenta não somente como espaço de pesquisa e leitura, mas como uma instituição prestadora de serviços.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Analysis of the total assets of the Library in Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto de Curitiba, including its formation and the possibilities of reading deriving from it. The research of the analysis material centralized in the works related to History and Historiography thematically represented according to criteria of DEWEY (CDD). The researches were carried out in IEPPEP Library where the didactic titles of History and Social Studies and the titles related to Historiographical production were surveyed. It was verified the number of students enrolled in the Library, with distinction between the day and night courses, for identifying the books of specific assets consulted. It was carried out an interview with the librarian of such Institute in order to get to know the reality about the Library. Surveys and analysis of the most relevant authors' contributions about culture, reading and its possibilities matters, as well as about the importance of school library as a relevant factor in professional background of alumni from Teachership course. Analyses the specific assets observing aspects as the average life of literature by means of bibliometric analysis, representativeness of authors, areas and privileged authors in the six historical phases of 1EPPEP, works origin, location of publishing and the most represented publishers in the assets. Surveys the works borrowed by the alumni students and carries out the relation between the assets and the borrowed books. It is supported by quantitative data for the corpus analysis formed by 2638 works, by what determines some final considerations, with verification of a great presence of authors of didactic books related to the subcategory General and Brazilian History and a reduced number of authors of didactical books related to the subcategory History of Paraná and Social Studies. Also, it was verified the presence of Historiography book authors considered classic. The average life of the assets, more than fifteen years for History category works, and then 25 years for the Historiography category was considered classic.. It also considers the existence of an inversion in the role of the school library, for it is not only a space for research and reading, but also an institution that provides services.pt_BR
dc.format.extent81 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectBibliotecas escolares - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectMagisterio - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA biblioteca do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto : acervo e leitura na formação do conhecimento histórico dos alunos do magistériopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples