dc.contributor.author | Rogenski, Elvira M. Moser | pt_BR |
dc.contributor.other | Abreu, Diana Cristina de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-18T14:30:28Z | |
dc.date.available | 2021-01-18T14:30:28Z | |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/68363 | |
dc.description | Orientadora : Diana Cristina de Abreu | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este artigo aborda o quanto é importante o papel do gestor escolar, no que se refere â teoria e prática, e a sua competência face aos desafios e mudanças na educação. A realização deste artigo enfatiza o compromisso e o desafio de se implantar uma gestão verdadeiramente democrática nas escolas públicas. Contextualizamos a nossa justificativa, o porquê de nossa pesquisa, o método que utilizamos que uma abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica. Buscamos destacar o conceito de gestão democrática e suas concepções teóricas, fazendo uma abordagem sobre a democracia dentro do ambiente escolar, não deixando de ressaltar a importância do planejamento participativo e a construção do projeto pedagógico como instrumento de grande importância para a melhoria do processo ensino-aprendizado do educando. A implantação da gestão democrática na escola Guia Lopes, na qual sou diretora, ainda é uma realidade muito distante, em virtude das muitas contradições encontradas. Concluímos que a partir do momento em que a escola abrir as portas a participação dos sujeitos na elaboração de suas ações, efetiva-se na prática da gestão democrática. Concebida como perspectiva de promover a inclusão, a gestão democrática propõe dar uma nova em face de escola, a qual possa refletir quem são os sujeitos que está no interior de seu contexto, por meio do respeito e do exercício da tolerância na diversidade sóciocultural, e assim proporcionar oportunidades iguais na sociedade brasileira. | pt_BR |
dc.format.extent | [23 f.]. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.title | Gestão escolar democrática | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização | pt_BR |