Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRogenski, Elvira M. Moserpt_BR
dc.contributor.otherAbreu, Diana Cristina dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolarpt_BR
dc.date.accessioned2021-01-18T14:30:28Z
dc.date.available2021-01-18T14:30:28Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68363
dc.descriptionOrientadora : Diana Cristina de Abreupt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.description.abstractResumo: Este artigo aborda o quanto é importante o papel do gestor escolar, no que se refere â teoria e prática, e a sua competência face aos desafios e mudanças na educação. A realização deste artigo enfatiza o compromisso e o desafio de se implantar uma gestão verdadeiramente democrática nas escolas públicas. Contextualizamos a nossa justificativa, o porquê de nossa pesquisa, o método que utilizamos que uma abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica. Buscamos destacar o conceito de gestão democrática e suas concepções teóricas, fazendo uma abordagem sobre a democracia dentro do ambiente escolar, não deixando de ressaltar a importância do planejamento participativo e a construção do projeto pedagógico como instrumento de grande importância para a melhoria do processo ensino-aprendizado do educando. A implantação da gestão democrática na escola Guia Lopes, na qual sou diretora, ainda é uma realidade muito distante, em virtude das muitas contradições encontradas. Concluímos que a partir do momento em que a escola abrir as portas a participação dos sujeitos na elaboração de suas ações, efetiva-se na prática da gestão democrática. Concebida como perspectiva de promover a inclusão, a gestão democrática propõe dar uma nova em face de escola, a qual possa refletir quem são os sujeitos que está no interior de seu contexto, por meio do respeito e do exercício da tolerância na diversidade sóciocultural, e assim proporcionar oportunidades iguais na sociedade brasileira.pt_BR
dc.format.extent[23 f.].pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.titleGestão escolar democráticapt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples