Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPedra, Jose Alberto, 1947-pt_BR
dc.contributor.authorAssunção, Maria Laura Aquino Calado dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-26T19:12:29Z
dc.date.available2022-08-26T19:12:29Z
dc.date.issued1998pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68346
dc.descriptionOrientador: Prof. José Alberto Pedrapt_BR
dc.descriptionDissertação(mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 107-110pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho procura abordar uma questão ainda bastante nova para os profissionais que se tornam educadores: o currículo. Aos curricularistas as observações aqui propostas talvez não transponham a barreira do óbvio, entretanto, aos inexperientes no assunto, estas considerações possam suscitar reflexões inéditas. Esta investigação se propõe a elucidar o processo de construção curricular a partir de suas bases teóricas. Neste caso, abordei, especificamente, o currículo do curso de Fisioterapia da PUC-PR, por se tratar da minha área de interesse e atuação. A partir de uma experiência prática (uma reforma curricular) desenvolvi alguns questionamentos que me estimularam a trilhar este caminho. A minha dúvida inicial concentrava-se em uma pergunta: Como iniciar a elaboração de um currículo? A bibliografia norteou minha resposta: um currículo deve apoiar-se em bases teóricas que lhe confiram sustentabilidade científica e filosófica e ao mesmo tempo o tornem exequível. Procurei clarificar estas bases de sustentação, abordando as teorias curriculares, o conhecimento compendiado da Fisioterapia aliado à sua história e a filosofia da universidade na qual o curso, e portanto, o currículo estão inseridos. Para percorrer este caminho, utilizei-me da abordagem hermenêutica, que me permitiu um tratamento de interpretação dos dados, conduzindo-me à compreensão.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The following work seeks to deal with an issue that is still relatively new to professionals from other areas that become educators: the curriculum. To curriculum specialists perhaps the observations proposed here do not go beyond the obvious, however, for the inexperienced in this matter, these considerations can inspire original reflections. The investigation proposes to elucidate the process of curriculum construction starting with its theoretical bases. I specifically approached the curriculum of the Physiotherapy undergraduate program of PUC-PR, as it is my field of interest and activity. Based on practical experience (a curricular reform) I developed some questions that motivated me to follow this path. My initial doubt concentrated on one question: How to start the elaboration of a curriculum? The literature led me to an answer: a curriculum must be supported by theoretical foundations that provide scientific and philosophical foundations and at the same time make them feasible. I sought to clarify these foundations by approaching the curriculum theories, the obtained knowledge of Physiotherapy allied with its history and the philosophy of the university in with the program, and therefore, the curriculum are related. In order to follow this path I used the hermeneutic approach, that allowed for the interpretation of data, leading me to the understanding.pt_BR
dc.format.extent106 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectFisioterapia - Curriculospt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCurrículo do curso de fisioterapia da PUC-PR : uma proposta de sustentação teórica para o currículo numa perspectiva hermenêuticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples